Sinopse

O filme trata do processo de globalização com base no pensamento do geógrafo Milton Santos, que, por suas ideias e práticas, inspira o debate sobre a sociedade brasileira e a construção de um novo mundo.

Ficha Técnica
Direção: Silvio Tendler
Duração: 89 minutos
Ano de Produção: 2006
Distribuição: Caliban Produções - Tel.: (21) 2508-6871

"Houve um tempo, não muito distante, em que se acreditou que a história havia parado, que o ciclo das grandes transformações econômicas e sociais tinha se esgotado e, portanto, haveria dali em diante o aperfeiçoamento de um modelo que se supunha permanente. Da mesma maneira, acreditou-se que esse modelo iria se espalhar sem restrições a todas as partes da Terra, eliminando barreiras e reproduzindo um modo de vida que se supunha universal.

No início da década de 1990, Milton Santos e outros intelectuais se opuseram corajosamente a esse vaticínio. O espaço geográfico é sim universal e as redes técnicas permitem, cada vez mais, a difusão de ideias, pessoas e mercadorias, como processos simultâneos e abrangentes. A circulação de informação via internet e do capital financeiro no mundo são exemplos dessa nova dinâmica mundial. Mas essas mesmas redes são extremamente seletivas. São ancoradas nas sedes de grandes corporações e conectam certos mercados produtores e consumidores com grande eficiência e velocidade, deixando à margem aqueles com menor poder de compra. Por essa mesma razão, ao contrário de dissolver territórios, as redes constituem e legitimam novos territórios. São criados nesse processo, os lugares de inclusão e de exclusão, de concentração de renda e tecnologia, do consumo básico e do consumo caro e sofisticado. Os novos territórios são resultados desse espalhamento incompleto, ou da globalização excludente".

Fonte: BARCELLOS, C., MONKEN, M.. Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá; Silvio Tendler - DOI:10.3395/reciis.v4i4.418pt. RECIIS, Brasil, 4, oct. 2010. Disponível em:http://www.reciis.cict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/418. Acesso em: 28 Aug. 2013.