O Prof. Dr. José Olivenor de Souza Chaves, do Curso de História da FAFIDAM/UECE, lança mais um livro sobre a História do Vale do Jaguaribe, região que estuda a vários anos. Seu último trabalho, Vale do Jaguaribe: Autos do Passado, tematiza a história da região sob diversos aspectos. O lançamento ocorrerá no dia 25 de outubro, às 19hs no Auditório da FAFIDAM, em Limoeiro do Norte.
Para o organizador "Os artigos reunidos neste volume compreendem um largo período da História do Vale do Jaguaribe, pois remonta ao final do século XVII, quando trata do processo de colonização da região, passando pela segunda metade dos séculos XVIII e XIX, para concentrar, na centúria passada, sua maior atenção. Em seu conjunto, representa, também, um bom apanhado de parte da produção monográfica produzida por alunos do curso de História da FAFIDAM".
E acrescenta que "Embora não seja a principal finalidade desta obra, os artigos aqui reunidos dão-nos a oportunidade de constatar a boa formação dos jovens pesquisadores, expressa, entre outros quesitos, na maturidade intelectual de inventariar e analisar conteúdos empíricos, bem como no uso de suas habilidades ao dialogarem com as mais diversas metodologias da pesquisa histórica, ao mesmo tempo que, com competência, utilizam-se de instrumentos teóricos de produção e crítica do conhecimento histórico, necessários não apenas nos exercícios da pesquisa, mas, de maneira geral, na satisfatória realização de todas as atividades do profissional de História".
Pelo sumário do livro podemos ter uma idéia da importância da obra para a história do Vale do Jaguaribe. Vejamos alguns temas abordados: Nas sombras silenciosas do esquecimento: vestígios da história indígena no Vale do Jaguaribe, de Geiza Martha Gadelha de Brito; Entre fronteiras de dois rios: a Ilha-Pátria de Limoeiro, de José Wellington de Oliveira Machado; Brancos, pretos, pardos... entre a cor e a condição: o casamento católico na freguesia de São Bernardo das Russas (1777 a 1795), de Pricilia Maria de Sousa Mendes; Entre velhos e novos costumes: a formação da vila de Limoeiro e os Códigos de Postura de 1874 e 1879; de Edneide Márcia Silva; Chovem lembranças nos roçados da memória: os bons invernos e o trabalho agrícola; de José Olivenor Souza Chaves; Nas dobras do Passado, recortando imagens de mulher; de Francisca da Consolação de Sousa Freitas; Entre a ânsia da morte e a angústia da fome: a epidemia de malária no Vale do Jaguaribe (1937-1942), de Gláubia Cristiane Arruda Silva; Percorrendo os caminhos da devoção: a procissão de Nossa Senhora de Fátima, entre Flores e Tomé, de Francisco de Assis Mendes; “Vinde a mim, filhas diletas, que vos ensinarei o temor de Deus”: A Pia União das Filhas de Maria em Limoeiro (1915-1945), de Maria Lucelia de Andrade; Dos oitões e alpendres das fazendas às salas de exibição da cidade: o cinema em Limoeiro do Norte, de Maria José de França Menezes; O lazer em Morada Nova: do glamour do clube social ao cabaré do “Chico Louro” (1950/1980), de Francisco Chagas Pontes Neto; Na poeira da estrada, na escuridão do asfalto: São Paulo na trajetória de ex-migrantes russanos (1970-1980), de Tatiane de Sousa Nunes; e A Atlântida Cearense: a construção do açude Castanhão e a submersão da cidade de Jaguaribara (1985-1995), de Edvanir Maia da Silveira.
Para a Profª Ana Maria Remígio, prefaciadora da obra, "Os autores, alunos do Curso de História da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM, um dos campi da Universidade Estadual do Ceará, mergulharam em papéis e entrevistas, no legítimo exercício de um historiador, a revelar, desvendar a vida passada de cidades do Vale do Jaguaribe, sob o olhar atento do professor Dr. José Olivenor Souza Chaves, que também assina um dos textos".
E acrescenta que "Ainda enlevados com o resultado do livro Vale do Jaguaribe – histórias e culturas (2008), recebemos estes novos registros de pesquisas pontuando fatos que andavam esquecidos nas gavetas e nos “escaninhos d’alma” (como ensinou o poeta Pessoa) e que, muito oportunamente, vêm abordar a formação desse povo que há muito se instalou nesses recantos, longe do mar".