Os ritos de passagem são cerimônias que assinalam transições importantes no desenvolvimento do indivíduo, quando ocorre uma mudança de estatuto social, como os ritos ligados ao nascimento, os ritos da puberdade, do casamento e ritos de integração em grupos específicos.

Prof. José Jackson Coelho Sampaio, Reitor da UECE, à frente do Cortejo Universitário
A cerimônia de colação de grau representa um ritual de integração em um grupo específico que atribui aos concludentes/formandos mudanças significativas em suas vidas. Na sexta-feira passada, 02 de maio, a Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Limoeiro do Norte, realizou a cerimônia de formatura de 61 (sessenta e um) novos professores dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras/Inglês, Letras/Português, Matemática, Pedagogia e Química.


Em 46 de história a FAFIDAM formou 4.399 profissionais que atuam, principalmente, em escolas da educação básica das regiões do Baixo e Médio Jaguaribe. Recebe estudantes dos municípios de Russas, Morada Nova, São João do Jaguaribe, Itaiçaba, Jaguaribe, Jaguaruana, Quixeré, Palhano, Alto Santo, Tabuleiro do Norte, Potiretama, Jaguaretama, Pereiro, Jaguaribara e Iracema, além de estudantes do Rio Grande do Norte e de outras regiões do estado do Ceará.

A colação de grau teve como orador docente, o professor José Elber Coelho Santiago, do curso de Matemática. A oradora discente foi Diana Nara da Silva Oliveira, formanda do curso de História. Everton Lucas de Lima, formando do curso de Química, foi pronunciou o juramento.

A cerimônia foi presidida pelo Prof. Dr. José Jackson Coelho Sampaio, reitor da UECE, que foi acompanhado pelo Prof. Ms. Hidelbrando dos Santos Soares, vice-reitor. A Profa. Dra. Zilvanir Fernandes de Queiroz representou a Pró-Reitoria de Graduação. Fizeram parte também do cortejo universitário o diretor da FAFIDAM, Prof. Dr. João Rameres Regis, a vice-diretora, Profa. Dra. Andrea Almeida Cavalcante, o vice-coordenador do curso de Ciências Biológicas, Romualdo Lunguinho Leite, o representante da coordenação do Curso de História, José Maria Nunes Guerreiro, a coordenadora do curso de Letras, Ana Gláucia Jerônimo de Santiago, os coordenadores dos cursos de Química e Educação do Campo, Rondinelle Ribeiro Castro e Francisco Antonio da Silva, respectivamente. O orador docente, José Elber Coelho Santiago, também fez parte do cortejo.  
Celebração realizada na Igreja Santo Antônio, em Limoeiro do Norte - CE
O Prof. Manoel Gedeon Carneiro Silva, coordenador do curso de Geografia, foi o Mestre de Cerimônia. A coordenadora da 10a. Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 10 Russas, Maria Elisabete de Araújo, a Secretária Municipal da Educação de Morada Nova, Maria Vieira Lima Coelho (professora do curso de Pedagogia), os professores Francisco Carlos de Oliveira, coordenador do Curso de Física, Cleuton Almeida da Costa (Geografia), Anelita Oliveira Silva (Matemática), Kátia Cristina Cavalcante de Oliveira (Letras/Português), Iolanda Freitas de Castro, diretora da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Ambiental de Limoeiro do Norte (professora aposentada da FAFIDAM) e Tarcileide Maria Costa Bezerra, da Diretoria de Formação Permanente da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, também participaram da cerimônia. Os concludentes e participantes foram saudados pela Banda de Música Maestro José Robles, do município de Limoeiro do Norte.

No mesmo dia, às 16hs30min, foi realizada na Igreja de Santo Antônio, no centro de Limoeiro do Norte, a celebração de colação de grau com o Pe. José Zionette Alves.