Nesta quarta-feira, 21 de maio, a Secretaria de Saúde de Limoeiro do Norte estará na FAFIDAM para divulgar a campanha de doação de sangue.

A doação de sangue ocorrerá no dia 24 de maio, de 7hs30min às 14hs30min no Hospital Regional Dr. Lima Verde, em Limoeiro do Norte.

O diretor da FAFIDAM, Prof. Dr. João Rameres Regis, lembra aos alunos que se sentirem sensibilizados em realizar a doação de sangue deverão pedir atestado no ato da doação, que poderá ser computado para as atividades complementares, conforme Resolução 3241, de 05/10/2009.

Na página institucional do Hemoce - Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará - há informações destinadas ao doador destacando que:

O sangue humano é usado no tratamento de várias doenças, cirurgias e acidentes. Pode representar a diferença entre a vida e a morte para pacientes que precisam de uma transfusão.

A comercialização do sangue não é permitida pelas leis brasileiras e a única forma de se conseguir sangue para uma transfusão é através da doação de pessoas que procuram o hemocentro espontaneamente.
De acordo com o Ministério da Saúde, a doação de sangue no Brasil deve ser voluntária, altruísta, anônima e não remunerada.

Em algumas situações, como hemofilias, plaquetopenias, hemorragias graves e outros, o uso de sangue e hemoderivados não pode ser substituído por outro tipo de medicamento ou outros recursos terapêuticos.
Qualquer pessoa pode vir a precisar de uma transfusão de sangue, mesmo aquelas que hoje não tem nenhuma doença.