Matéria publicada no Portal do Professor destaca o papel das atividades físicas na melhoria da qualidade de vida de educadores.
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Imagem: Portal do Professor
Alegria, entusiasmo, satisfação, interesse, vontade, novas ideias, concentração e humor são algumas das experiências relatadas por profissionais da educação atendidos pelo projeto A Arte de Viver Bem: atividade física e qualidade de vida para profissionais da rede estadual de educação de Mato Grosso.  Além da hidroginástica o projeto oferece aulas de dança de salão, ginástica, yoga, canto, teclado e violino.

Alguns professores declararam que a saúde melhorou bastante. Entre eles estar o professor de língua portuguesa Luciano Paulo da Silva, de 33 anos, que encontrou na hidroginástica um aliado importante que acabou com sua crise de bronquite e ainda ampliou seu círculo de amizades. 

Terezinha Calista da Silva, de 62 anos, que tem hipertensão, bronquite e osteoporose viu que com a hidroginástica as câimbras melhoraram, a insônia foi embora, as dores no corpo diminuíram e a pressão que estava alta caiu de 17/9 para 12/9.
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Outra ação do projeto Qualidade de Vida é o de Artes Visuais, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UMFT). Os alunos Zuleika de Jesus Araújo, Izaías da Silva Neves e Ana Lucia Gouveia Taveira, participam com interesse  de melhorar a qualidade de vida por meio da arte.

Zuleika de Jesus Araújo, 32 anos, apoio administrativo na Escola Maria Leite Markoski, em Várzea Grande,  revela que o curso proporcionou mais concentração e paciência. “Hoje convivo mais tranquilamente com meus filhos. Pintar dá uma paz espiritual muito grande”, relata.