Em debate realizado na noite dessa quarta-feira (06) no auditório da FAFIDAM foi aprovado o Manifesto em Defesa da Democracia. Com o auditório lotado, os participantes gritaram alto: "Não vai ter golpe, vai ter luta!".
O ato foi transmitido ao vivo pela TV Web FAFIDAM e encontra-se disponível aqui.
Confira abaixo o manifesto:
Nós, professores, estudantes e servidores da FAFIDAM-UECE, reunidos no ato-debate contra o golpe e pela democracia, decidimos fazer nosso o manifesto adotado pela Associação dos Docentes da USP, como forma de manifestar nossa disposição de luta contra o golpe, em defesa das liberdades democráticas e pelos direitos dos trabalhadores, da juventude e de todo o povo.
Limoeiro do Norte, 6 de abril de 2016
Diante da gravidade da atual situação política a que a sociedade brasileira está sendo submetida, é imperativo alertar para a potencial construção de um estado de exceção: o uso indiscriminado de instrumentos investigativos, que sugere crescente judicialização da política, sob os auspícios do mote "os fins justificam os meios", favorecendo apenas os setores sociais refratários à consolidação de práticas democráticas no país.
O acompanhamento atento dos atuais acontecimentos nos obriga a não tergiversar na defesa intransigente da democracia, do estado democrático de direito, das organizações sindicais e políticas dos trabalhadores.
Rejeitamos a política econômica vigente no país e as políticas federais e estaduais que aprofundam a privatização do Estado e retiram direitos dos trabalhadores, mas repudiamos também a judicialização da luta política e o recurso a mecanismos de exceção, que só atendem a agendas de grupos de interesse, distantes das necessidades da maioria da população, cuja intolerância e intransigência não raro resultam em tentativas de golpe.
Já estivemos submetidos a situações semelhantes e muito aprendemos com tudo o que nos obrigaram a vivenciar. Não vamos tolerar novas investidas contra a democracia!
São Paulo, 18 de março de 2016
Diretoria da Adusp-S. Sind.