Os cursos de Bacharelado em Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e Serviço Social participarão, em 2016, do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que tem como objetivo avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar.
As Instituições de Ensino Superior (IES) são responsáveis por inscrever os estudantes habilitados para o Enade 2016 no período de 6 de julho a 7 de agosto. Os ingressantes de 2016 também devem ser inscritos, mas são dispensados da prova e sua situação de regularidade é atestada por meio de relatório específico emitido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ficam dispensados também os estudantes que colarem grau até 31 de agosto de 2016 ou que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil.
As IES são responsáveis ainda por inscrever os estudantes irregulares de anos anteriores, de 15 a 29 de junho. Eles também estão dispensados da prova e sua situação de regularidade será atestada por meio de relatório do Inep.
Estudantes habilitados a participar:
- Concluintes dos cursos de bacharelado que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2017 e que tiverem concluído no mínimo 80% da carga horária mínima do currículo do curso até o fim do período de inscrição.

- Estudantes de cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão até dezembro de 2016 e que tiverem concluído mais de 75% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição.
Fonte: Inep