A cartilha denominada "Possibilidades para a aplicação didática de algumas NTIC sugeridas à realização do Estágio Supervisionado dos cursos de Licenciatura em Matemática e em Química da Fafidam/Uece" resulta de pesquisa desenvolvida no interstício 2015/2016 no Programa de Iniciação Científica (IC) da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq) da UECE, produzida por Ênvula Barreto Caminha (Bolsista de IC e aluna do curso de Matemática) e Francisco Ranulfo Freitas Martins Júnior (Orientador e professor do curso de Química). Tem como principal objetivo apresentar possíveis aplicações didáticas de algumas das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC). A intenção é que elas possam ser utilizadas na realização do Estágio Supervisionado dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química da FAFIDAM/UECE.
Segundo o professor Francisco Ranulfo “além de ser destinada a professores orientadores e licenciandos que são atores dos estágios em Matemática e em Química da FAFIDAM/UECE, ela é dirigida aqueles que concebem o estágio como momento formativo que antecede e embasa a docência como atividade profissional que corrobora com o desenvolvimento docente”.
Para os autores, “Com o intuito de clarificar as ações educacionais do professor orientador e do estagiário, este material apresenta algumas possibilidades que possam vir a ocorrer no processo de ensino e aprendizagem em Matemática e em Química” (Apresentação da Cartilha, p. 2). E continuam afirmando que “essas possibilidades centram esforços em exemplificar alguns recursos didáticos, demonstrando como estes, elucidados de forma sucinta por alguns teóricos, podem vir a ser utilizados na prática docente promovida na realização do estágio curricular obrigatório. Desse modo, espera-se que esta etapa formativa da vida acadêmica do professor em formação ocorra de forma plausível, propiciando uma maior interação dele com um ensino científico e tecnológico” (p. 2).
A cartilha reúne 18 (dezoito) NTIC separadas por curso (Matemática e Química), estando descritas de acordo com sua possibilidade de utilização nos ambientes acadêmico e escolar, oferecendo ao professores-orientadores e licenciandos oportunidades de utilizá-las no Estágio Supervisionado e nas aulas de Matemática e Química na educação básica.
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*Matéria produzida com informações do Prof. Francisco Ranulfo Freitas Martins Júnior.