O Seminário ESTADO, EDUCAÇÃO, CLASSES E MOVIMENTOS SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE surge do diálogo da disciplina Estado, Sociedade e Educação do MAIE com o movimento estudantil da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM) e é uma promoção do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), estando na sua 3ª edição e trazendo como foco a problemática da Escola, abordada nos seus fundamentos filosóficos e políticos. O III Seminário conta com o apoio da FAFIDAM, da Pró Reitoria de Extensão (PROEX/UECE), dos Centros Acadêmicos Zé Maria do Tomé (História) e Paulo Freire (Pedagogia), o Programa de Extensão “Educação do campo, escola e organização da cultura: conhecimentos e vivências para a emancipação humana”, o Projeto de Extensão Universidade Popular: formação e autoformação para emancipação humana no contexto do agronegócio”. Tem como objetivo construir uma compreensão da crise pela qual atravessa a instituição escolar, sobretudo na realidade brasileira atual, marcada por um governo que ascende ao poder a partir de um golpe de estado parlamentar, que destitui a presidente Dilma Rousselff eleita por 54 milhões de brasileiros. O III Seminário, com foco na escola, discutirá três sub-temáticas: a crise da escola no sistema capitalista e na particularidade brasileira; a concepção de Estado e de escola em Gramsci; e, as reformas e projetos educacionais do governo golpista do Michael Temer: Reforma de Ensino Médio e Escola Sem Partido.
O Seminário Estado, Educação, Classes e Movimentos Sociais na Contemporaneidade tem contribuído na formação teórica de estudantes de graduação e de pós-graduação na microrregião do Baixo Vale do Jaguaribe. A terceira edição do Seminário ocorre num importante momento da história da educação do Brasil, marcado pela ofensiva neoliberal e conservadora de reformas educacionais protagonizadas pelo governo golpista do Michael Temer. Desta forma, espera-se que a profundidade da abordagem propicie também a docentes da região uma maior e melhor compreensão do delicado momento que passa a educação brasileira.
OBJETIVO GERAL – Propiciar uma compreensão da escola e suas relações com o Estado, as classes e os movimentos sociais no contexto do capitalismo brasileiro e suas características econômicas, políticas e socioculturais. OBJETIVOS ESPECÍFICOS – 1) Discutir a crise da escola no capitalismo e na realidade brasileira atual; 2) Compreender a concepção gramsciana de estado e de escola, buscando inspiração na construção de uma educação emancipatória; 3) Refletir sobre a crise da escola no governo golpista do Michael Temer, a relação com as propostas neoliberais e conservadoras de Reforma do Ensino Médio e de Escola Sem Partido, protagonizadas por este governo.
Público alvo: Estudantes, professores da Educação Básica e da Universidade, trabalhadores diversos.
Data: 16 e 17 de novembro de 2016, nos turnos Manhã e Tarde.
Inscrições: No período de 05 a 16 de novembro de 2016, pelo site http://www.uece.br/eventos/
Estudantes não pagam. Professores: R$ 10,00 (Pagamento in loco, no dia 16 de novembro)
Emissão de certificado com a carga horária de 16 horas/aula.
PROGRAMAÇÃO
Auditório da FAFIDAM – UECE
16/11/2016
Manhã - 8h:30min: Palestra: “A crise da escola no capitalismo”
- Prof. Dr. Justino de Sousa Júnior (UFC)
Tarde – 13h:30min: Palestra: “A crise da escola no Brasil”
- Prof. Dr. Justino de Sousa Júnior (UFC)
17/11/2016
Manhã - 8h:30min: Palestra: “Estado e Escola em Gramsci”
- Prof. Dr. Thiago Chagas Oliveira - (URCA).
Tarde – 13h:30min: Mesa Redonda: “A Educação e a Escola no governo golpista Michael Temer”
- Prof. Dr. Thiago Chagas Oliveira - (URCA);
- Representante do Sindicato dos Professores de Limoeiro do Norte-CE;
- Profª Dra. Lúcia Helena Brito (FAFIDAM/UECE);
- Prof. Dr. José Ernandi Mendes (MAIE/UECE)
Promoção: Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino.
Apoio: - FAFIDAM/UECE
- PROEX/UECE
- Centro Acadêmico Zé Maria do Tomé (História)
- Centro Acadêmico Paulo Freire (Pedagogia)
- Curso de Pedagogia da FAFIDAM/UECE
- Programa de Extensão: Educação do campo, escola e organização da cultura: conhecimentos e vivências para a emancipação humana.
- Grupo de Estudo Capitalismo e Teorias Críticas (CATE/FAFIDAM)
- Projeto de Extensão: Universidade Popular: formação e autoformação para emancipação humana no contexto do agronegócio (UNIPOPULAR)