A Cerimônia de Colação de Grau da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), Universidade Estadual do Ceará (UECE), ocorrida nesta sexta-feira, 23 de setembro, no Auditório da FAFIDAM, marcou profundamente os participantes, especialmente os formandos e seus familiares, visto que representa um marco importante na vida daqueles que, diante de todas as dificuldades, conseguiram concluir um Curso Superior.

A FAFIDAM atende cerca de 16 municípios da Região do Médio e Baixo Jaguaribe, sendo que alguns municípios localizam-se a mais de 100km de distância, como Jaguaribe e Itaiçaba, o que dificulta a vida dos estudantes, sendo que muitos deles têm que fixar residência em Limoeiro do Norte, vivendo em "repúblicas" (casas ou apartamentos) ou enfrentam ônibus lotados, para poderem estudar. A maioria dos estudantes da FAFIDAM provém de escolas públicas e são de famílias de baixa renda. A falta de um Restaurante Universitário e uma Residência Universitária foi um dos problemas apresentados pelo Movimento Estudantil da FAFIDAM-UECE, que organizou um ato para apresentar à Administração Superior da UECE uma pauta de reivindicações, entre elas, a realização de Concurso para Professor Efetivo, tendo em vista a grave situação vivenciada pela Universidade, com a carência de 315 professores efetivos.

Mais uma vez os discursos dos Oradores Discente e Docente, proferidos pela formanda Cintya Chaves, do curso de História, e pelo Prof. Aureliano de Oliveira Chaves, do Curso de Física,  tematizaram a longa e dura caminhada vivenciada pelos estudantes no decorrer de um curso de graduação, destacando as dificuldades da universidade pública, mas também reconhendo os méritos da mesma. A oradora discente falou sobre a responsabilidade que deverão ter os novos graduados, especialmente no exercício da docência, quando deverão ultrapassar a "didática da transmissão, objeto da nossa crítica durante estes anos, primando, portanto, por uma didática da reflexão".

O Orador Docente, Prof. Aureliano de Oliveira Alves, destaca em seu discurso o seguinte: "porque não iniciar relatando um pouco sobre a trajetória daqueles que neste momento devem ser os verdadeiros homenageados, no caso os formandos de agora. Porque não falar de algumas situações [...] que não foram fáceis de serem superadas por eles". Continua ele, perguntando aos formandos, "quem de vocês não se recordam dos ônibus lotados que os conduziam para a FAFIDAM, sem conforto, com segurança reduzida [...]. Quem muitas vezes saia de casa sem ter tempo de fazer uma refeição digna e muitas vezes não tinha recurso suficiente para comprar um pequeno lanche? Quantas mães não deixaram filhos pequenos com seus familiares que, apesar de serem de extrema confiança, tinham uma missão quase impossível, que era suprir a ausência de uma mãe?" Em seguida, o Prof. Aureliano, continua seu discurso afirmando que "longe de ser a lista completa os pontos levantados são para lembrá-los que nada em nossas vidas é alcançado sem obstáculos, sem o poder de luta, que o digam nossas colegas professores do Ensino Médio, que ora travam uma batalha com nossos governantes, insensíveis, por direitos já adquiridos, que não estão sendo cumpridos. Devemos estar preparados para nos rebelarmos contra aqueles que imaginam que professores são 'variáveis manipuladas', como são seus assessores e correligionários."

Confiram abaixo alguns vídeos da Solenidade de Colação de Grau. Para ver mais acesse nosso canal no youtube, no endereço http://www.youtube.com.br/fafidam.

Entrada dos formandos no Auditório da FAFIDAM


Protesto dos Estudantes da FAFIDAM/UECE


Reitor da UECE, Prof. Assis Araripe, fala aos manifestantes


Discurso da Oradora Discente, Cintya Chaves, do Curso de História


Discurso do Orador Docente, Prof. Aureliano de Oliveira Chaves, do Curso de Física