A partir de 21 de novembro de 2011 a Universidade Estadual do Ceará estará realizando sua XVI Semana Universitária, com o tema (Inter)nacionalização da Ciência e da Educação. O evento ocorrerá no Campus do Itaperi, em Fortaleza e reunirá professores e estudantes de todos os Centros e Faculdades da UECE.

Segundo o comitê organizador do evento "nossa tarefa, nesta 16ª Semana Universitária da UECE, é dimensionar, compreender e projetar soluções para o desafio da internacionalização. Se os seres humanos migram, buscando trabalho e conhecimento, redefinindo relações sociais, culturais e econômicas, portanto psicológicas, intelectuais e científicas, a superação dos limites da tribo, do clã, do reino, da família, do país e da língua constituem ingentes necessidades civilizatórias (...)."

Na programação do evento constam a realização do 20º Encontro de Iniciação Científica; do 16º Encontro de Pesquisadores; do 13º Encontro de Iniciação Artística; do 10º Encontro dos Comitês de Ética e de Biossegurança; da 2ª Oficina de Estágio Docência; da 1ª Oficina dos Grupos de Pesquisa e da 1ª Oficina de Pesquisa do Instituto do Movimento Operário-IMO. 

A FAFIDAM tem se destacado nas Semanas Universitárias, tanto pelo a quantidade de trabalhos apresentados, como pela qualidade dos mesmos. Na XV Semana Universitária, dois alunos da FAFIDAM tiveram seus trabalhos premiados com o 1º e 2º lugares na área de Ciências Humanas. O trabalho premiado  em primeiro lugar foi o "Perfil do aluno das turmas de EJA do município de Limoeiro do Norte-CE, de João Paulo Guerreiro de Almeida, do curso de Pedagogia, bolsista do FUNCAP - LECAMPO - Laboratório de Estudos de Educação do Campo, sob a orientação da Profª Drª Sandra Maria Gadelha de Carvalho.

O trabalho premiado em segundo lugar foi "Caráter Didático da obra Cafute e Pena-de-Prata", de George Dias Ferreira, do curso de Letras, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª  Liduína Maria Fernandes.

Nessa 16ª edição da Semana Universitária a FAFIDAM baterá recorde de participação, pois são 195 estudantes inscritos que apresentarão trabalhos. A grande participação desta Faculdade em eventos de grande porte como a Semana Universitária, que reúne milhares de participantes de todo o estado, é resultado da evolução e da expansão da pesquisa e o envolvimento de alunos e professores em projetos de Iniciação Científica, financiados pela própria Universidade, FUNCAP, CNPq. Há também programas financiados pela CAPES, como o PET de História - Programa de Educação Tutorial,  e pelo IPHAN.

Tudo isso faz da FAFIDAM uma das Faculdades mais importantes do interior do Estado do Ceará, o que reforça sua influência e contribuição nas regiões do Baixo e Médio Jaguaribe, atendendo a população de 16 municípios. São eles: Russas, Morada Nova, São João do Jaguaribe, Itaiçaba, Jaguaribe, Jaguaruana, Quixeré, Palhano, Alto Santo, Tabuleiro do Norte, Potiretama, Jaguaretama, Pereiro, Nova Jaguaribara, Pereiro e Iracema. Segundo o seu diretor, professor Hildebrando dos Santos Soares, a FAFIDAM nos seus 42 anos de existência, já formou 4.202 profissionais e atualmente estão matriculados 1.564 alunos de graduação.

Relação dos Alunos da FAFIDAM que participarão da Semana Universitária