A NOÇÃO DE “PROTAGONISMO” NA REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: QUAIS OS DISCURSOS?
Maria Alda de Sousa

O artigo resulta de pesquisa de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará, em fevereiro de 2011. Trata-se de um capítulo no qual se é reconstruído, por meio de discursos oficiais, a noção de “protagonismo juvenil” termo recorrente a partir da década de 1990 em espaços de educação formal e não-formal. O texto parte da análise de documentos internacionais, focando em seguida os principais documentos normativos referentes ao ensino médio brasileiro. Busca suscitar questões relativas à juventude e a escola, vislumbrando novos desafios à prática de trabalho docente na contemporaneidade.
Sobre a autora

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Sociais (2007) e Licenciatura em Ciências Sociais (2009) pela Universidade Federal do Ceará. É Mestre em Sociologia (2011) pela Universidade Federal do Ceará. Desde a graduação, pesquisa sobre o tema do protagonismo juvenil, seus discursos e significados em espaços de educação formal e não-formal. Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: protagonismo, jovens de comunidades periféricas, políticas públicas na área da infância, adolescência e juventude e escola. É colaboradora do Instituto UFC Virtual, atuando como professora-tutora em cursos semi-presenciais da Universidade Aberta do Brasil -UAB/UFC.


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