Prof. Dr. Jackson Sampaio (Reitor, à direita)
Prof. Me. Hidelbrando dos Santos (Vice -Reitor, à esquerda)

O momento em que completamos dois meses de gestão constitui oportunidade para novo comunicado da Reitoria aos estudantes, servidores técnico-administrativos e professores que fazem a produção e a qualidade da UECE.

1. Concurso para Professores Efetivos

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior-SECITECE, autorizou a imediata realização de concurso para professor efetivo da UECE, em número correspondente às perdas por exoneração e falecimento, ocorridas entre janeiro de 2007 e maio de 2012. Chegamos ao número de 76 vagas, que consideramos emergenciais, e definimos uma distribuição equitativa entre Centros e Faculdades, independente de origem e de setor de estudo da perda: três vagas para CED, FAVET, FACEDI, FAEC, CECITEC e FECLI; sete vagas para FECLESC e FAFIDAM; e 11 vagas para CCT, CCS, CESA e CH. Os Diretores definiram a distribuição destas vagas emergenciais por colegiado de curso, por categoria e por regime.

Fomos autorizados a realizar cálculo da repercussão financeira da promoção de professores Adjunto para Associado, em número de 144, dos quais 59 já têm processo internamente aprovado de solicitação, e já o fizemos: a repercussão mensal, com os vencimentos de hoje, para os 59 aprovados internamente, é da ordem de R$ 60.000,00.

Mais felizes ficamos com a autorização de propor novos concursos para professores efetivos, o que também já fizemos: para 2013, solicitamos 146 vagas, decorrentes de aposentadorias, e para 2014, 132 vagas, decorrentes de exigências legais referentes à adaptação de nossos cursos aos padrões curriculares nacionais (aumento de carga horária de disciplinas, exigência de novas disciplinas, transformação do Curso de Ciências nos Cursos de Física, Química, Matemática e Ciências Biológicas etc).

Para a realização imediata do concurso para 76 vagas, autorizado para 2012.2, impôs-se a solicitação, à SECITECE/SEPLAG, de uma mudança na Lei de Cargos Docentes, aprovada em 2002: como quase não temos mais vagas para Adjunto, estamos propondo alteração da distribuição de vagas por categoria. A solicitação também já foi encaminhada.