Na última sexta-feira, 21 de setembro, a Administração Superior da Universidade Estadual do Ceará fez o lançamento do Planejamento Democrático da UECE - 2012-2016. As inscrições estarão abertas, a partir desta segunda-feira, 24 de setembro, prosseguindo até o dia 05 de outubro/2012, e poderá ser efetuada pela Internet (www.uece.br/eventos/planodegestao).

O Processo Democrático de Elaboração do Plano de Gestão 2012-2016 será composto por reuniões de grupo, seguidas por reuniões plenárias nas diversas unidades (Centros, Faculdades e Instituto), de encontros de preparação nas Pró-Reitorias e da I Conferência de Planejamento Democrático da UECE, onde serão consolidadas as sugestões na Proposta do Plano de Gestão 2012/2016 a ser encaminhado aos órgãos de deliberação coletiva.


Para a consecução do Planejamento Democrático foi instituída a Câmara de Planejamento Estratégico, presidida pelo Vice-Reitor, Prof. Hidelbrando dos Santos Soares, e composta por professores com experiência nas áreas de Planejamento e de Gestão, de forma a que se desenhe a maneira mais adequada para que a comunidade ueceana de fato participe da formulação do Plano de Gestão.

Segundo o Prof. Hidelbrando Soares, o Planejamento Democrático terá como primeira etapa do trabalho a discussão em profundidade pelo conjunto dos segmentos que compõem a universidade, professores, alunos e servidores técnico-administrativos, do Plano de Gestão apresentado durante o processo eleitoral. A segunda etapa será a discussão do Planejamento em cada Centro, Faculdade e Instituto, onde a comunidade acadêmica definirá suas necessidades e prioridades para o Plano de Gestão 2012/2016. Por fim, todas as propostas serão discutidas na I Conferência de Planejamento Democrático da UECE.

Participarão da I Conferência de Planejamento Democrático da UECE, de forma paritária, professores, servidores e estudantes, sendo três representantes de cada segmento por Centro, Faculdade e Instituto.

Segundo a Administração Superior em todas as etapas os debates democráticos serão feitos por meio de reuniões de grupos formados por todos os que espontaneamente se inscrevam, buscando-se sempre a efetiva representação dos três segmentos. O sucesso na elaboração do Plano dependerá do volume e da qualidade da participação.

Esse é um momento singular vivenciado pela Universidade Estadual do Ceará e demonstra que a democracia é resultado de ações práticas que garantam a participação da comunidade acadêmica nos processos decisórios de nossa instituição. Portanto, não deixem de participar do Planejamento Democrático da UECE 2012-2016.