Em linguagem poética, o jornalista e blogueiro Melquíades Júnior, publicou neste final de semana uma matéria sobre os 45 anos da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM. Com o título FAFIDAM completa 45 anos de história a matéria foi publicada no Caderno Regional do Diário do Nordeste na edição dominical (25/08).

Melquíades Júnior inicia a matéria destacando o ineditismo da criação de uma faculdade no interior do estado do Ceará: "Quando fez acontecer a primeira aula, em agosto de 1968, a Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam) dava o passo que o historiador Raimundo Girão, que ministrava essa aula, tinha dado somente em Fortaleza: a formação superior. A história mudou, e a semente plantada por Dom Aureliano Matos, bispo de Limoeiro do Norte, fez-se árvore". 

Secretaria da FAFIDAM em 1973.
Foto: Acervo da FAFIDAM
A criação da FAFIDAM foi objeto de apreciação da Comissão Verificadora do antigo Ministério da Educação e Cultura no ano de 1973, quando do reconhecimento de seus cursos de graduação. No relatório da referida comissão há a seguinte passagem que destaca muito bem o que representa a FAFIDAM para o povo cearense: "Causou-me viva impressão o que os nossos olhos viram e o que o nosso espírito sentiu, ao contemplarmos o milagre de uma semente sã, lançada em fértil solo, cultivada por mãos de peritos da causa da Educação, germinar no sertão cearense (...)."

Para conferir a matéria clique aqui.