Em setembro, 13 alunos dos cursos de Física, Matemática, Química e Ciências Biológicas, de quatro unidades acadêmicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE), foram para Portugal, onde ficarão durante dois anos para fazer graduação sanduíche com dupla diplomação na Universidade do Porto, como parte do Programa de Licenciatura Internacional (PLI), da CAPES/MEC, que visa valorizar a docência da Educação Básica.
Esta é a segunda turma que a UECE envia para a Universidade do Porto. Coordenada pela professora Marcília Chagas Barreto, a primeira turma, de sete alunos, foi para a Europa no ano passado.
O Programa Licenciaturas Internacionais (PLI) é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), destinado à seleção de propostas de parceria universitária entre cursos de licenciatura brasileiros e Universidades portuguesas parceiras, visando à realização de graduação sanduíche com dupla diplomação de estudantes brasileiros.
Para participar do PLI, a Instituição de Ensino Superior (IES) deve elaborar um projeto que atenda os requisitos previamente solicitados pela CAPES por meio de Edital. Simultaneamente a elaboração da proposta, a Universidade realiza a seleção dos estudantes, que devem ser das áreas de química, física, matemática, biologia, letras/português, artes e educação física. De acordo com uma das coordenadoras do PLI/UECE, Ivoneide Pinheiro, as áreas são determinadas pela CAPES, provavelmente, seguindo a lógica da necessidade no quadro da Educação Básica.
A seleção para os estudantes é realizada também com normas estabelecidas pela CAPES, dentre elas, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio e pelo menos dois anos do ensino fundamental em escolas públicas brasileiras ou ter cursado parcial ou integralmente o ensino médio em escolas privadas na condição de bolsista em função de baixa renda familiar, considerando o caráter social do Programa. No caso de um dos projetos da IES não ser aprovado pela CAPES, os alunos selecionados para aquela determinada área ficarão automaticamente fora do PLI, até que haja outra oportunidade.
Após aprovação do projeto, os alunos para ele selecionados seguirão para a universidade parceira, com o intuito de permanência de dois anos, realizando atividades como visitas à laboratórios de ensino e de pesquisa, unidades escolares, participação em grupos de estudos, eventos científicos, produção e apresentação de trabalhos, além de participação em cursos complementares e nas disciplinas previstas, conforme o plano de estudo individual.
Mais informações na Pró-Reitoria de Graduação – 3101 9625
Leia mais:

Fonte: Site da UECE