O Perímetro Irrigado de Tabuleiro de Russas, entre as cidades de Russas, Morada Nova e Limoeiro do Norte, foi ocupado por manifestantes por tempo indeterminado a partir de hoje, 25 de setembro. São moradores de dez comunidades atingidas pelas obras do próprio perímetro e pela construção da barragem do rio Figueiredo, inaugurada em junho deste ano, no município de Alto Santo, a 241 km de Fortaleza. O grupo afirma que só irá deixar o local após se reunir com representantes do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

Os manifestantes reclamam de demora no reassentamento das famílias atingidas. Lideranças comunitárias e da Igreja Católica relatam que há problemas no processo de reassentamento de cerca de 120 famílias atingidas pela barragem do rio Figueiredo e de 45 famílias afetadas pelo Tabuleiro de Russas. 

Para saber confiram a matéria "Famílias cobram respostas" publicada no Povo Online na edição de hoje.

Lembramos que as manifestações são legítimas e que os trabalhadores e trabalhadoras atingidas por estas obras que visam atender, principalmente, aos interesses do agronegócio merecem nosso apoio e solidariedade. 

Aqueles que desejarem contribuir com alguma doação para os manifestantes devem procurar a direção da FAFIDAM que tem apoiado as lutas destes trabalhadores.