A Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, localizada no município de Limoeiro do Norte, Ceará, iniciou nesta terça-feira (22) o III Encontro de Física da FAFIDAM que seguirá até 24 de outubro de 2013. Inserida no contexto educacional, sociocultural e tecnológico do nosso país, encontra-se com o desafio de discutir a tecnologia com seus avanços e pesquisas ao alcance de todos, inserindo-a em nosso contexto social como ferramenta indispensável para o desenvolvimento do país. 

Ex-aluno do Curso de Física, Eudacir Roberto da Silva, fez a abertura oficial do evento, agradecendo em primeiro lugar, a oportunidade de voltar a casa onde formou-se. Emocionado, Eudacir deu as boas vindas aos participantes do evento.

Em seguida falaram o professor João Rameres Regis, diretor da FAFIDAM, e Francisco Carlos, coordenador do Curso.  João Rameres destacou a importância do evento para a comunidade acadêmica, pois a organização de eventos acadêmicos é uma atividade importante na formação de um estudante de graduação, pois mostra aos mesmos que a formação universitária não se resume à sala de aula. Francisco Carlos destacou o protagonismo dos estudantes que contribuíram com a realização do evento e dos ex-alunos que estão atuando na educação básica da região.

Carlos Braga fez a apresentação do palestrante da noite. Vladson Beserra Galdino formou-se na primeira turma do Curso de Física da FAFIDAM e foi professor substituto do curso.  Hoje é professor efetivo do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus de Apodi.


O tema da conferência de abertura foi Nanomagnetismo e Aplicações. O professor Vladson inicia a conferência abordando a questão do magnetismo, começando por sua descoberta na antiguidade. Magnetismo se define como a capacidade de atração em imãs, ou seja, a capacidade que um objeto possui de atrair outros objetos. O fenômeno do magnetismo pode ser explicado através das forças dipolo. Por exemplo, os materiais possuem dois diferentes polos, quando entram em contato com outros materiais os polos iguais se repelem e os polos opostos se atraem. Este fenômeno recebe a denominação de “dipolo magnético” e pode ser considerado uma grandeza. A força do imã é determinada por essa grandeza. Os próprios átomos são considerados imãs, por exemplo, com polos norte e sul. As bússolas magnéticas trabalham com base no magnetismo.

Em seguida aborda a questão chave da conferência, o Nanomagnetismo,  definido como a área de pesquisa em Física que trata das propriedades magnéticas dos objetos na escala nanoscópica e mesoscópica. Os materiais magnéticos nanoestruturados são muito estudados devidos suas diferentes propriedades, geralmente, incomuns e suas possíveis aplicações. Materiais magnéticos desempenham um papel importante na tecnologia moderna. Apresentam variadas aplicações, como em motores elétricos, alto-falantes, microfones, registro magnético (memórias, fitas magnéticas, discos rígidos) e até o transporte de drogas que podem ser direcionadas a órgãos ou tecidos específicos do corpo humano.

Aplicações do nanomagnetismo.

Uma das aplicações mais importantes é a gravação de dados como, por exemplo, o HD de um computador ou disco rígido, que utiliza o processo da gravação magnética. Destaca os materiais ideais para a gravação magnética que são aqueles que têm alta coercitividade.

Outras aplicações do nanomagnetismo são feitas no campo da medicina, como por exemplo, a hipertermia magnética utilizada no combate a alguns tumores cancerígenos.  Outro exemplo é o transporte de fármacos, que são utilizadas nanopartículas magnéticas, também aplicada no combate à célula cancerígenas. O professor Vladson encerou a a conferência dizendo que estamos cercados de campos magnéticos, inclusive, eles estão dentro de cada um de nós.

Para assistir à conferência confira nosso canal no youtube, no endereço http://www.youtube.com/user/fafidam.