No último dia 10 de dezembro a Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior – CAPES divulgou a avaliação trienal dos programas de pós-graduação do país, referente ao período de 2010 a 2012. O Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) alcançou mais uma vez nota 6 na avaliação trienal 2013, o que indica desempenho equivalente ao padrão internacional.

Esta nota mantém o Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Veterinária (FAVET) na liderança da área de Medicina Veterinária nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. A Capes atribui notas na escala de 1 a 7, com 6 e 7 indicando desempenho equivalente ao alto padrão internacional.

Na última seleção para o curso de Mestrado da FAVET uma ex-aluna do Curso de Ciências Biológicas da FAFIDAM foi aprovada. Géssica Soares Cavalcante graduou-se no primeiro semestre de 2013 tendo como trabalho de conclusão de curso a monografia intitulada Análise morfológica do fruto, de sementes, da germinação e de plântulas de sapotizeiro, sob a orientação da Profa. Dra. Zenaide Barbosa, coordenadora do curso.

Em 2012 Géssica Soares Cavalcante participou do 63º Congresso Nacional de Botânica, que teve como tema Botânica à frente das mudanças globais, realizado em Joinvile, Santa Catarina, no período de 9 a 18 de novembro, apresentando o trabalho Germinação de sementes de sapoti. Em 2011 também participou do 62º Congresso Nacional de Botânica, que teve como temática Botânica e Desenvolvimento Sustentável e foi realizado em Fortaleza, no período de 07 a 12 de agosto. Neste evento apresentou o trabalho Fenologia do gênero Jatropha Linnaeus (Euphorbiaceae) nos municípios de Limoeiro do Norte e Morada Nova, Ceará.