A Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos e a 10ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - 10ª CREDE Russas estão realizando uma reunião de trabalho, na manhã dessa quarta-feira (19), sobre estágio supervisionado.

A reunião foi coordenada pela vice-diretora da FAFIDAM, Profa, Dra. Andrea Almeida Cavalcante, e a coordenadora da 10ª CREDE, Profa. Maria Elizabete de Araújo.

Coord. da 10ª CREDE - Russas, Maria Elizabete Araújo e Everaldo Pereira,
diretor da EEM Arsênio Ferreira Maia
Participaram da reunião, além da vice-diretora da FAFIDAM  e a coordenadora da 10ª CREDE, os coordenadores de estágio supervisionado de todos os cursos de licenciatura da FAFIDAM, equipe técnica-pedagógica da 10ª CREDE: Sandra Maria Rodrigues, Orientadora da Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem, Maria do Socorro Silva Rogério, coordenadora regional do Projeto Professor Diretor de Turma. A professora aposentada Mílvia Duarte, do Curso de Letras, também esteve presente no encontro.


Diretores e coordenadores pedagógicos de diversas escolas estaduais também participaram da reunião, como Francisco Leandro de Paula (EEEP Francisca Rocha Silva - Jaguaruana), Izaura Fernandes Feitoza (EEM Lauro Rebouças de Oliveira - Limoeiro do Norte), Everaldo Pereira Lima (diretor da EEM Arsênio Ferreira Maia), Francisca Francileide de Oliveira (Colégio Estadual Gov. Flávio Marcílio) e Sirneto Vicente da Silva (coordenador escolar da EEEP Prof. Walquer Cavalcante Maia).

A coordenadora da 10ª CREDE, Profa. Maria Elizabete Araújo, disse que a reunião representa um momento de aproximação entre a Universidade e a escola, tendo em vista que o estágio supervisionado é um momento muito importante para a formação do futuro professor e a escola é o elemento chave nessa relação. Relembrou o encontrou anterior ocorrido na sede da 10ª CREDE em Russas, quando se decidiu que as escolas deveriam participar destas reuniões de trabalho, pois é importante, segundo Maria Elizabete, saber como a escola percebe e recebe o estagiário.


A Profa. Maria Auricélia Gadelha, do Curso de Pedagogia da FAFIDAM, fez um relato sobre a experiência do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID/UECE, falando da importância do programa para a formação dos estudantes da FAFIDAM  e, ao mesmo tempo, da importância que tem demonstrado para as escolas parceiras. A FAFIDAM hoje conta com 06 subprojetos do PIBID UECE na FAFIDAM  e suas atividades terão início no dia 06 de março.

Diversos participantes se posicionaram frente a problemática do estágio supervisionado, falando dos problemas e dificuldades enfrentadas tanto pelos estagiários, como pelas escolas. Para Maria do Socorro, coordenadora regional do Projeto Professor Diretor de Turma, o estágio supervisionado é um momento muito delicado para os estagiários e também para os professores e gestores escolares que os recebem. Para ela, deveria existir um espaço para que ocorresse um contato inicial para favorecer a interação entre os estagiários e o núcleo gestor de cada escola. Para Maria do Socorro, isso deveria ocorrer antes mesmo dos estagiários observarem a escola. Esses encontros proporcionariam aos estagiários o acesso ao diagnóstico da escola, proporcionando maior segurança aos mesmos.

Na mesma perspectiva a orientadora da Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem, Maria do Socorro Silva Rogério, observou que é necessário uma maior interação entre os estagiários e a escola, para que os mesmos conheçam o seu planejamento e estrutura curricular. Os diretores das escolas públicas também falaram na mesma perspectiva, observando que a escola têm uma lógica própria que deve ser levada em conta na hora do planejamento e realização do estágio supervisionado.

Os coordenadores de estágio supervisionado dos cursos de licienciatura da FAFIDAM falaram de suas experiências e também dos desafios enfrentados na realização desta etapa do processo de formação dos estudantes. A professora Mílvia Duarte falou de sua experiência em muitos anos de acompanhamento do estágio supervisionado no curso de Letras.


Finalizando a reunião a professora Andrea Cavalcante destacou a importância do encontro e o interesse da FAFIDAM em aprimorar a relação com as escolas da região que acolhem os estudantes na realização do estágio supervisionado.

O próximo encontro será realizado em Russas na sede da 10ª CREDE no dia 12 de março. Nessa reunião de trabalho serão definidos os eixos orientadores do estágio supervisionado, as diretrizes para o plano de estágio acadêmico e o planejamento do Seminário de Estágio Supervisionado.