O Programa de Educação Tutorial (Grupo PET História) promoverá nesta quinta-feira (13) a conferência Memória Institucional: Possibilidades de Pesquisa, proferida pelo Prof. Dr. Altemar da Costa Muniz, coordenador do Mestrada Acadêmico em História da UECE.

O Grupo PET de História da FAFIDAM tem duas décadas de existência e tem contribuído para melhorar a qualidade da formação dos estudantes de História desta faculdade. O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

O professor Altemar Muniz vem desenvolvendo diversos projetos de pesquisa sobre o tema da memória institucional. No período de 2012 a 2013 desenvolveu o projeto de pesquisa Memória institucional e de servidores do Banco do Brasil: o caso das políticas de desenvolvimento no Sertão Central cearense (1943-2003), que estudou "as diferentes versões de memórias de uma instituição bancária pública na implementação, permanências e mudanças de políticas de desenvolvimento voltadas para as comunidades rurais do sertão cearense que engloba as cidades de Quixadá, Banabuiú, Choró e Ibaretama no período de 1943, ano da fundação da agência de Quixadá do Banco do Brasil, até 2003, ano de implantação da Estratégia negocial de desenvolvimento regional sustentável (DRS)". 

Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa Memória Institucional e Corporativa da Universidade Estadual do Ceará (1975-2012),  que estuda "a memória institucional e corporativa da UECE presente em documentos oficiais,imagens, notícias em periódicos, sites, livros e depoimentos de dirigentes, professores e funcionários, buscando identificar como este material influencia a compreensão atual de servidores e professores sobre a UECE em temáticas sobre o papel da UECE no desenvolvimento sócio-econômico do Estado, os relacionamentos com o Governo Estadual e Federal, os problemas administrativos e acadêmicos, e as perspectivas de futuro para a instituição".

A conferência será transmitida pela TV Web FAFIDAM a partir das 19hs.