No dia 04 de abril será realizado o I Encontro Libertário da FAFIDAM que tem como tema História, Anarquismo e Movimentos Sociais. O evento está sendo organizado pelo Movimento Estudantil da FAFIDAM, a Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB-Fortaleza), com apoio da Assembleia Anticapitalista de Fortaleza e ORL - Organização e Resistência Libertária.

Um dos objetivos do evento é discutir o anarquismo nas manifestações atuais e também homenagear o teórico anarquista Mikhail Bakunin pelos seus 200 anos de nascimento.

O movimento anarquista tem se fortalecido no Brasil com as recentes manifestações, como as jornadas de junho, ocorridas em junho de 2013, que levaram milhões de pessoas às ruas e praças de todo o país. Para discutir a temática do anarquismo a organização do evento realizará uma roda de conversa com o tema "Vândalos e Baderneiros". Segundo Glace Kelly, estudante do curso de História da FAFIDAM e uma das organizadoras do encontro, a referência a vândalos e baderneiros remete à crítica a forma como os meios de comunicação tratam o movimento anarquista e seus protagonistas.

A homenagem a Mikhail Bakunin será feita com a realização de uma mesa-redonda, cuja temática é "Bakunin 200 anos: sangue, suor e barricadas".