No dia 6 de maio é comemorado o Dia Nacional da Matemática. A data foi proposta pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), em homenagem ao nascimento de Malba Tahan, pseudônimo de Júlio César de Mello e Souza, professor de matemática e autor de grandes obras como O homem que Calculava. Neste livro, malba Tahan aborda as proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir - o Homem que Calculava - que se tornaram lendárias na antiga Arábia, encantando reis, poetas, xeques e sábios. Neste livro, Malba Taham relata as incríveis aventuras deste homem singular e suas soluções fantásticas para problemas aparentemente insolúveis.

O Homem que Calculava - um clássico brasileiro, já traduzido para o inglês e espanhol - mantém o valor pedagógico comum a toda a obra de Malba Tahan, que, sem perder o clima de aventura e romance da terra das mil e uma noites, ensina matemática por meio da ficção. 

Para celebrar a data, a Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional do Ceará, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará – UECE, promoverá na quarta-feira, dia 7, a palestra O Laboratório como Ambiente de Aprendizagem no Ensino Regular: uma contribuição significativa para a matemática escolar, que será proferida pela Profa. Joelma Nogueira dos Santos, da E. E. F. M. Lions Jangada - SEDUC-CE, e terá início às 19 horas, no Auditório Central da UECE, Campus do Itaperi.

Serviço:

Inscrições pelo site: http://sbemce.blogspot.com.br/

Realização: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional do Ceará

Apoio: UECE, IFCE, UVA, UFC, URCA, UNILAB.