Foi realizada entre os dias 4 e 12 de setembro, na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, uma exposição que tematizou a infância no Vale do Jaguaribe, organizada pelo professor Carlos Rochester, do Curso de Pedagogia, intitulada “Infância no Vale do Jaguaribe: visibilidades atemporais”. A exposição fez um resgate das principais brincadeiras presentes nos diversos municípios do Vale do Jaguaribe, entre as décadas 1930 e 1960.

Nessa exposição foram exibidas fotos de pessoas das cidades de Quixeré, Limoeiro e Russas, entre outras. Também foi apresentado tipos de brincadeiras que eram praticadas naquela época como soltar pipa, dançar quadrilha e também objetos utilizados como brinquedos como aros de bicicleta, talo de carnaúba (cavalo-de-pau) estilingue, boneca de pano, etc.

Além disso, foi retratada a diferença dos brinquedos de antigamente com o atual, exemplo as bonecas de pano substituído pelo tablet hoje.

foram retratadas algumas tradições, como os funerais de crianças que seguiam um ritual para serem sepultadas. Ademais, essa apresentação salientou alguns acontecimentos nos tempos passados como abuso sexual de crianças que também é um fato atual.

Diante disso, foram deixados alguns objetos para os visitantes pensarem a respeito da infância daquela época.