A Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), unidade da Universidade Estadual do Ceará em Limoeiro do Norte - Ce, sediará no período de 17 a 19 de dezembro de 2014 o Seminário de Estudos Travessias da Formação Docente: Perspectivas Críticas. O evento será organizado pelo Subprojeto de História do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES/UECE.
Iniciadas em março de 2014, as atividades desenvolvidas no Subprojeto de História do PIBID/CAPES/UECE tem se voltado à compreensão da relação Educação, Sociedade e Escola, e de como operam as instâncias internas à escola, no seu cotidiano. Os estudos empreendidos visam situar a escola como lugar da educação formal, bem como compreender o papel que esta exerce na sociedade
Nesse sentido o Seminário de Estudos TRAVESSIAS DA FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS CRÍTICAS, tem por objetivo proporcionar diálogo e reflexão sobre Educação enquanto formação humana, no contexto da relação educação, sociedade e escola, bem como pensar o Ensino de História e a práxis docente na perspectiva crítica.
"A educação enquanto formação humana é fim último do processo de ensino e aprendizagem a se realizar na escola e na sala de aula. É fundamental e, portanto, necessário, pensarmos a formação na perspectiva criadora e crítica para a superação das estruturas reprodutoras do capital e suas mediações desumanizadoras", afirma a organização do evento.
As inscrições são gratuitas e iniciaram nessa segunda-feira, 10 de novembro, e seguem até o dia 15 de dezembro. Deverão ser feitas pelo Sistema de Eventos da UECE (SisEventos), no endereçohttp://uece.br/eventos/pibidhistoria2014/.