Em 41 anos de existência uma categoria imprescindível para o funcionamento da Universidade Estadual do Ceará foi injustiçada. Trata-se dos servidores técnico-administrativo (STA), que possuem um dos mais baixos salários entre os servidores públicos estaduais.
As razões para isso devem-se em parte ao fato de não terem um plano de cargos, carreiras e vencimentos. Em virtude disso, também nunca houve um concurso público para essa categoria.
Essa história, no entanto, começou a mudar. O PCCV (Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos) foi encaminhado na semana passada à Secretaria de Planejamento do Estado (Seplag).
O Plano beneficiará todos os servidores técnico-administrativos de Uece, Urca e UVA,afirma nota publicada no site da UECE no último dia 06. Segundo a Assessoria de Comunicação da UECE "O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, acompanhado do coordenador de Educação Superior, Cândido B.C. Neto entregou na tarde da última terça-feira (5/4), às universidades estaduais cearenses, o processo original que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos servidores técnico-administrativos. O documento oficial foi entregue no gabinete do titular da Secitece, após as diligências que envolveram as Procuradorias jurídicas das três universidades, para ser levado à Seplag".
E continua: "Na mesma tarde, de posse do documento, o reitor Jackson Sampaio, acompanhado do pró-reitor de Planejamento, Fernando Antonio Alves dos Santos, do presidente do Sinsesc, Abraão Alam Neto, do diretor Administrativo do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos (Iepro), Luiz Carlos Mendes Dodt, levou o documento para encaminhamento à Secretaria do Planejamento do Estado (Seplag), que prosseguirá com o processo".
Na última sexta-feira (08) o governador Camilo Santana designou, "em ato publicado no DOE nº 063 de 05 de abril de 2016, a Comissão Coordenadora de Concurso de Provas e Títulos para provimento de cargos efetivos, com atuação na área técnico-administrativa, integrantes do Quadro de Pessoal Permanente da FUNECE, a qual será presidida pela Profa. Germana Costa Paixão e composta também pelos servidores Profa. Adriana Wanderley de Pinho Pessoa, Abrahão Alam Neto, Silvana Mary Lima da Silva (SEPLAG) e Renato Câmara Campos Goiana (SEPLAG)".
"Com esse ato está cada vez mais próxima a realização do referido Concurso há tempos aguardado pela comunidade Ueceana. A Comissão avaliará o Edital que disciplinará o certame, encaminhando-o nos próximos dias para aprovação nas instâncias legais e publicação no Diário Oficial do Estado. Serão disponibilizadas 135 vagas, das quais 102 para nível médio e 33 para nível superior, que serão lotados em Fortaleza e em todos os campi do interior", afirma outra nota da Assessoria de Comunicação.
Enfim, a injustiça e atraso históricos com os servidores das universidades estaduais do Ceará começam a ser reparados.
* Com informações da Assessoria de Comunicação da UECE.