Ex-monitor do Promac e ex-Professor Supervisor do Pibid de Letras da Fafidam/Uece publica livro científico-acadêmico resultado de pesquisa com graduandos do Curso de Letras da Fafidam
O professor e linguista Francisco Jeimes de Oliveira Paiva da EEFM Egídia Cavalcante Chagas de Morada Nova/CE, publicou neste mês de abril de 2016 pela Editora Novas Edições Acadêmicas o livroArtigo Acadêmico Experimental: as práticas discursivas e as experiências de escrita de graduandos da Fafidam/Uece.
O fato ressaltado é que o livro traz expressivas contribuições no contexto do ensino de escrita acadêmica e na orientação metodológica de docentes quanto à escrita de artigos, pois o autor se propôs a construir um modelo de organização sociorretórica de AAEs, a partir de uma pesquisa acadêmica, em que ele analisa vários exemplares de artigos acadêmicos escritos por graduandos deprimeira viagem nas práticas discursivas de produção escrita, atreladas às disciplinas do Curso de Licenciatura Plena em Letras da Faculdade Filosofia Dom Aureliano Matos - Fafidam/Uece, no período de 2011 a 2015.
É nesse contexto científico-acadêmico e profissional que o autor graduou-se, atuou como monitor de disciplina e contribuiu como professor supervisor de graduandos em Letras, logo foi parceiro, quanto à iniciação à docência de alunos do curso de Letras pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-Pibid com o projeto: Compreensão e produção de gêneros textuais orais e escritos na educação básica, coordenado pela Profa. Me. Kátia Cristina Cavalcante de Oliveira da Uece/Fafidam.
Esse livro do prof. Jeimes Paiva da rede estadual básica de ensino, finalmente, faz-se muito relevante, sendo que atualmente os alunos do Ensino Médio que ingressam nas universidades sejam elas – pública ou particular - necessitam ter vasta produtividade diante desse contexto de produção/escritura de gêneros acadêmicos, dessa forma esta obra vem contribuir no desenvolvimento do potencial e das competências linguísticas e textuais do alunado na produção de artigos acadêmicos, presentemente, tão comuns nos cursos de graduação e pós-graduação de várias Universidades e Institutos de Ensino Superior.
Por fim, esse livro será lançado na festa de comemoração dos 80 da EEFM Egídia C. Chagas neste ano de 2016, como parte integrada ao lançamento do livro sobre asmemórias históricas desta escola ao longo desses preciosos anos de serviço à comunidade local, sendo que o prof. Jeimes Paiva é também um dos organizadores desta obra em produção e, posteriormente, também será lançado em evento científico-acadêmico do curso de Letras na Fafidam.
*Com informações do professor Francisco Geimes de Oliveira Paiva