A Universidade Estadual do Ceará vem a público informar sobre falha ocorrida nas questões da disciplina de Língua Espanhola da Prova de Conhecimentos Gerais da 1ª Fase do Vestibular 2016.2, aplicada em 05 de junho de 2016.
A sistemática operacional de elaboração de um concurso vestibular é bastante complexa e envolve a participação de uma equipe professores de todos os campos do conhecimento exigidos nos conteúdos programáticos das disciplinas do certame.
No momento da elaboração das 06 (seis) questões da disciplina de Língua Espanhola, a Banca de Especialistas, composta de professores da UECE, com vasta experiência na elaboração de questões para o vestibular, cometeu um equívoco e entregou por engano à Comissão Executiva do Vestibular – CEV as mesmas questões aplicadas no vestibular de 2015.2.
Esse erro não foi detectado pela equipe de revisão da CEV, que analisou as questões e não percebeu que as mesmas já haviam sido utilizadas no ano anterior, aplicando, assim, na Prova de Conhecimentos Gerais, questões não inéditas.
Ressaltamos que a aplicação de questões não inéditas não constitui ilegalidade: alguns concursos de seleção pública utilizam questões de outros concursos, citando inclusive a fonte, em qual concurso aquela foi usada anteriormente.
Apesar de não haver nenhum problema de ordem jurídica, a CEV/UECE entende que o conjunto das seis questões de uma mesma disciplina aplicadas tão recentemente pode favorecer a algum candidato que as tenha estudado em seu material didático, colocando-o em vantagem sobre os demais candidatos que não tiveram acesso ao mesmo material.
Levando esse aspecto em consideração, a CEV/UECE decidiu não considerar válidas, para fins de correção, as seis questões da disciplina de Língua Espanhola da Prova de Conhecimentos Gerais da 1ª Fase do Vestibular de 2016.2; e, via de consequência, reaplicar a prova aos candidatos que fizeram a opção por essa língua estrangeira, colocando todos os concorrentes em igualdade de condições, garantindo a isonomia do concurso.
Assim, os candidatos que escolheram a opção de Língua Espanhola e que não tenham obtido nota zero em nenhuma das outras disciplinas serão convocados para realizar uma nova prova contendo apenas seis questões, a qual será aplicada no próximo dia 19 de junho, em hora e local já divulgados.
Sabemos que é nosso dever de ofício corrigir nossas falhas, embora tal imperativo implique eventuais incômodos aos nossos candidatos, que terão de comparecer a UECE para realizar uma nova prova. Entendemos a reação de desagrado, principalmente nas redes sociais, e pedimos nossas sinceras desculpas a todos os candidatos que escolheram concorrer às vagas do Vestibular 2016.2 a fim de ingressar nos cursos de graduação da Universidade Estadual do Ceará.
Professor Dr. José Jackson Coelho Sampaio
Reitor da UECE
Professor Dr. Fábio Perdigão Vasconcelos
Presidente da CEV
Fonte: CEV / UECE