Cartilha demonstra aplicação de NTIC no ensino de Matemática e Química
12:40
Postado por Unknown
A cartilha denominada "Possibilidades para a aplicação didática de algumas NTIC sugeridas à realização do Estágio Supervisionado dos cursos de Licenciatura em Matemática e em Química da Fafidam/Uece" resulta de pesquisa desenvolvida no interstício 2015/2016 no Programa de Iniciação Científica (IC) da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq) da UECE, produzida por Ênvula Barreto Caminha (Bolsista de IC e aluna do curso de Matemática) e Francisco Ranulfo Freitas Martins Júnior (Orientador e professor do curso de Química). Tem como principal objetivo apresentar possíveis aplicações didáticas de algumas das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC). A intenção é que elas possam ser utilizadas na realização do Estágio Supervisionado dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química da FAFIDAM/UECE.
Segundo o professor Francisco Ranulfo “além de ser destinada a professores orientadores e licenciandos que são atores dos estágios em Matemática e em Química da FAFIDAM/UECE, ela é dirigida aqueles que concebem o estágio como momento formativo que antecede e embasa a docência como atividade profissional que corrobora com o desenvolvimento docente”.
Para os autores, “Com o intuito de clarificar as ações educacionais do professor orientador e do estagiário, este material apresenta algumas possibilidades que possam vir a ocorrer no processo de ensino e aprendizagem em Matemática e em Química” (Apresentação da Cartilha, p. 2). E continuam afirmando que “essas possibilidades centram esforços em exemplificar alguns recursos didáticos, demonstrando como estes, elucidados de forma sucinta por alguns teóricos, podem vir a ser utilizados na prática docente promovida na realização do estágio curricular obrigatório. Desse modo, espera-se que esta etapa formativa da vida acadêmica do professor em formação ocorra de forma plausível, propiciando uma maior interação dele com um ensino científico e tecnológico” (p. 2).
A cartilha reúne 18 (dezoito) NTIC separadas por curso (Matemática e Química), estando descritas de acordo com sua possibilidade de utilização nos ambientes acadêmico e escolar, oferecendo ao professores-orientadores e licenciandos oportunidades de utilizá-las no Estágio Supervisionado e nas aulas de Matemática e Química na educação básica.
Para baixar a cartilha clique aqui.
*Matéria produzida com informações do Prof. Francisco Ranulfo Freitas Martins Júnior.
Acompanhe qualquer resposta sobre este post atrás do nosso RSS. Você também poderá fazer um comentário no nosso blog.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens mais lidas
-
Prezados Professores, Coordenadores e Conselheiros, A Direção da FAFIDAM convida todos para participarem da realização do Fórum de Educaç...
-
No momento que escrevo esta matéria o Prof. Dr. Manoel Fernandes de Sousa Neto, do Departamento de Geografia da USP, está fazendo a abertur...
-
O Prof. Dr. José Olivenor de Souza Chaves, do Curso de História da FAFIDAM/UECE, lança mais um livro sobre a História do Vale do Jaguaribe,...
-
Em entrevista publicada no sítio do Instituto Humanitas Unisinos , Antonio Nilton Bezerra Júnior, da Comissão Pastoral da Terra de Mossoró,...
-
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM Av: Dom Aureliano Matos, 2058 – Centro – Limoeiro...
-
A Plataforma Freire, criada pelo Ministério da Educação, é a porta de entrada dos professores da educação básica pública, no exercício do m...
-
I - DO PROJETO DE MONITORIA ACADÊMICA O Programa de Monitoria Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação está inserido no Projeto Pedagógi...
-
A necessidade de estabelecimento dos prazos máximos de integralização dos cursos de graduação presencial da UECE e a otimização do funcion...
-
Novidades para os interessados em concorrer a uma vaga no Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino realizado em parceira entre FA...
-
Por Francis Dupuis-Déri | Tradução Guilherme Miranda Livro relata diversas manifestações dos Black Blocs em todo mundo há mais...
Postar um comentário
Prezado(a) visitante, deixe aqui suas sugestões e comentários.