Qua, 23 de Junho de 2010 13:02

Na solenidade de lançamento do Observatório de Violência Contra a Mulher (OBSERVEM), uma homenagem fez a diferença para o alvo das atenções, que foi a apresentação dos professores do curso de Música da UECE, Heriberto Porto e Marcos Maia, com três clássicos da música brasileira: “Distribuição de Flores” e “Cantilena”, de Heitor Villa Lobos, e “Rosa”, de autoria do Pixinguinha. Em seguida, foi a vez de se falar do novo instrumento de defesa da mulher, que tem como objetivo investigar a violência de gênero, bem como monitorar as políticas públicas de enfretamento a essa problemática no Ceará.
Presidida pelo Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Prof. Francisco de Assis Moura Araripe, a solenidade aconteceu na manhã desta quarta-feira (23/06), no Auditório Paulo Petrola da Reitoria, com a presença de autoridades nacionais, como a da Secretária Especial de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal, Taís Cerqueira, e de locais. Após abrir o evento, o Reitor Assis Araripe passou a palavra à coordenadora do OBSERVEM, Profa. Maria Helena de Paula Frota. Em seu discurso, professora Helena falou como foi desenvolvido o projeto e todos os passos do Grupo de Pesquisa Gênero, Família e Geração nas Políticas Públicas até a criação do OBSERVEM.
Na ocasião falaram ainda, a presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Maria Hermenegilda Silva, a coordenadora de Políticas Públicas para Mulher do Estado do Ceará, Mônica Maria de Paula Barroso, a deputada estadual Raquel Marques e a Secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Taís Cerqueira, que fez pequenas considerações ao projeto e ressaltou o trabalho que vem sendo realizado pela sua Secretaria em Defesa da Mulher. Explicou que logo fosse encerrada a solenidade, iria proferir palestra, para os presentes, sobre o tema “Políticas Públicas para Mulheres”. A presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Hermenegilda Silva, disse que a violência contra a mulher é um verdadeiro fenômeno, que chega a ser multifacetário.
O Reitor Araripe, em seu discurso, destacou que aquele era um momento de suma importância para o Ceará, para a região e para o Brasil. Disse que a implantação do OBSERVEM é gratificante. E mais gratificante ainda são as ações que dele virão. Enfatizou que “precisamos de ações que se somem para resolver e minimizar essas violências contra a mulher”. Lembrou que 72% dos nossos alunos formados no interior são mulheres. “Se a gente quiser melhorar o mundo com ações competentes como esta, estão na academia.
A solenidade contou com a presença do Vice-Reitor, Antônio de Oliveira Gomes Neto, da juíza titular do Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar de Fortaleza, Fátima Maria Rosa Mendonça, da promotora de justiça titular do Juizado de Combate a Violência Doméstica, Valeska Nedefh do Vale, da delegada de Defesa da Mulher de Fortaleza, Bianca de Oliveira Araújo, representando o Secretário de Segurança Pública e Social, do diretor-executivo do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE, Roberto Pinto, e a representante do Secretário de Justiça e Cidadania, Heline Joyse, dos professores, estudantes, servidores, além de outros convidados.
O OBSERVEM vem sendo desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Gênero, Família e Geração nas Políticas Públicas. Trata-se de um coletivo vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), criado na UECE, em 2000, que é liderado pelas professoras Maria Helena de Paula Frota e Maria do Socorro Ferreira Osterne, as duas com doutorado em Ciências Sociais.
Entre as atividades previstas no projeto estão, não só a página da Internet, como um banco de dados online, que irá fornecer um quadro geral da violência no Ceará, além de permitir o monitoramento das violências cometidas contra as mulheres e a construção de um perfil das vítimas.

Coordenadora do Observem: Profa. Maria Helena de Paula Frota, 3101-9880
UECE instala 1º Observem do país