Esta foto foi extraída de um blog de um lutador
Como resposta aos assassinatos de trabalhadores rurais no Pará e em Rondônia na última semana, o governo federal cria um grupo de trabalho interministerial para conter a violência em regiões de conflito agrário. Além de investigar as mortes dos agricultores, a comissão tem a função de acelerar os processos de regularização fundiária e desenvolvimento sustentável.

As medidas foram definidas em reunião nesta segunda-feira (30) com o presidente em exercício Michel Temer, integrantes de diversos ministérios e representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, afirmou que também haverá intensificação das ações para coibir a extração ilegal de madeira na região amazônica, com a Operação Arco de Fogo, criada em 2008, que envolve a Polícia Federal, a Força Nacional de Segurança e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

No último dia 24, foram executados em uma emboscada dois líderes extrativistas – José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva. Dias depois no mesmo assentamento foi encontrado o corpo de outro agricultor assassinado – Eremilton Pereira dos Santos. E em Rondônia na mesma semana, um líder camponês – Adelino Ramos – que também denunciava madeireiros, foi morto a tiros.

Esta matéria extráida na íntegra do site da Radioagência NP.