Teve início ontem, 27 de junho, o I Simpósio Pesquisa e Ensino de História da FAFIDAM: O Historiador e o Ensino de História, organizado pelo Prof. Dr. José Olivenor Souza Chaves, do Curso de História da FAFIDAM. Na oportunidade foi feito o lançamento do livro Muito Além do Saber e do Ensinar: Teoria e Prática no Ensino de História no Vale do Jaguaribe, resultado das atividades desenvolvidas na Disciplina Metodologia do Ensino de História no semestre 2009.1.

Segundo o Prof. José Olivenor, "Como professor responsável pela referida disciplina, busquei transformá-la, também, num laboratório de pesquisa para que os alunos pudessem estudar um pouco da história do ensino de História no Brasil, tendo, ao mesmo tempo, a oportunidade de conhecer, empiricamente, a realidade do mesmo nas escolas públicas do Vale do Jaguaribe".

A mesa-redonda O Aluno de Graduação e o Ensino de História nos Ensinos Fundamental e Médio, coordenada pelo Prof. José Olivenor e com a participação da Profª Drª Suzana Maria Capelo Borges, do Curso de Pedagogia e Apresentadora do livro, e as estudantes do Curso de História Cintya Chaves e Maria Danielle Nascimento Maia.

Na oportunidade foi feito o lançamento do livro Muito Além do Saber e do Ensinar..., quando o Prof. José Olivenor expôs o percurso da construção da obra, destacando a grande contribuição dos alunos nesta tarefa. As falas das duas alunas demonstraram as transformações que estão ocorrendo no processo de formação dos profissionais da educação, revelando especialmente a relação entre ensino e pesquisa, questão tão debatida na academia, mas que ainda representa um grande dilema para educadores e estudantes.

O I Simpósio Pesquisa e Ensino de História da FAFIDAM se estenderá até o dia 29. confiram a programção do evento aqui.