Por Prof. Claudemir Martins Cosme[1]


Questões Agrárias na Panamazônia no Século XXI: usos e abusos do território é o tema que orientará as reflexões do V Simpósio Internacional de Geografia Agrária e do VI Simpósio Nacional de Geografia Agrária, que acontecerá em Belém, Pará, no período de 7 a 11 de novembro de 2011, na Universidade Federal do Pará, Campus do Guamá.

O Simpósio Internacional e Nacional de Geografia Agrária (SINGA) tem se constituído em espaço acadêmico e institucional onde a universidade, a sociedade civil e os movimentos sociais se encontram para debater assuntos tão caros, a geografia agrária. Momento onde impera o diálogo, a ação comunicativa, a preocupação em construir um conhecimento prudente para uma vida decente, socialmente comprometido com os segmentos sociais historicamente silenciados e invisibilizados, cujo modo de vida é constantemente abalado por ofensivas intensas das múltiplas faces do capital, que difunde por todos os quadrantes um só padrão societal. Campesinato, conflitos por terra, expansão do agronegócio, regularização fundiária, educação do campo, segurança alimentar, política de Estado para o campo, dentre outros, são temas debatidos, proporcionando a todos a sensação de que é possível construirmos outra dinâmica territorial no campo, presidida, sustentada e estruturada de acordo com aqueles que usam a terra para produzir alimento e, portanto, realizar sua função natural e social.

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) obteve a aprovação de 05 trabalhos que serão publicados nos anais do evento, no endereço http://singa2011.ufpa.br/. Destes, 03 são da FAFIDAM:

1. A gestão dos recursos hídricos em assentamentos rurais: conflitos e resistências - o caso do Assentamento Zumbi dos Palmares em Aracati-Ceará, artigo que tem como autores os estudantes: Ricardo Oliveira, Janne Silva e Andréa Lima;

2. A reprodução da expropriação camponesa nas áreas de reforma agrária: um estudo de caso do Assentamento Diamantina – Tabuleiro do Norte – Ceará – Brasil, artigo que sintetiza o trabalho monográfico de conclusão de Curso de Licenciatura em Geografia de Claudemir Martins Cosme sob a orientação do Prof. Ms. Hidelbrando dos Santos Soares;

3. A formação territorial do Ceará agrário: da centralidade dividida à provincialização tardia (1817-1880), que tem o Prof. Raimundo Jucier Sousa de Assis como autor;

Entretanto, a dúvida é se os estudantes e professores autores dos trabalhos da FAFIDAM participarão do evento. Os mesmos esperam o apoio da UECE para poderem participar do evento e assim levarem o nome da Universidade através da pesquisa, fomentar o interesse dos estudantes pela pesquisa, conseqüentemente, contribuir para o desenvolvimento da sociedade.



[1] Tecnólogo em Recursos Hídricos/Irrigação (2004) e Licenciado em Geografia (2011); Técnico de ATER e Prof. voluntário do IFCE.