A CAPES lançou novo Edital para prorrogação e ampliação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID na UECE, dando continuidade ao objetivo de induzir e fomentar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério. O programa prevê, por projeto institucional, a concessão de bolsas de Iniciação à Docência para alunos de Licenciatura, para coordenadores de área (Professores de cursos de licenciatura) e para a supervisão (professor da educação básica) da atuação dos licenciandos na escola.

Segundo a Profa. Josefa Lineuda da Costa Murta, Pró-Reitora de Graduação da UECE, a PROGRAD, diante da possibilidade de submissão de proposta institucional, pretende prorrogar e ampliar o projeto “A vida docente na escola: aprender e ensinar pela pesquisa”. Nesse sentido, convocamos todos os professores da UECE, vinculados aos cursos de licenciatura e interessados em participar do PIBID, a apresentar proposta no âmbito da categoria de subprojeto, concorrendo a uma das 16 bolsas direcionadas ao coordenador de área.

Segundo o Edital nº 006/2012 - PROGRAD, que disciplina os requisitos, os procedimentos e o funcionamento da seleção de subprojetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID (Edital CAPES nº 011/2012), o programa tem como objetivos:

a) Valorizar o magistério como atividade profissional, estimulando a formação de professores para a Educação Básica;

b) Desenvolver processo colaborativo de iniciação à docência entre universidade e escola com base nas situações de trabalho e dilemas práticos característicos do efetivo exercício docente;

c) Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino na escola pública e das ações acadêmicas de formação docente empreendidas pela UECE por meio da parceria com professores da rede estadual, coformadores;

d) Contribuir para a formação continuada dos professores das escolas de Educação Básica envolvidas no Projeto.

Poderão submeter propostas professores pertencentes ao quadro de carreira da Instituição, em efetivo exercício em cursos de licenciatura da UECE e com experiência mínima de três anos no magistério superior, exceto aqueles já contemplados no Edital 2011.

Os professores Coordenadores de Área vinculados ao Edital 2009 que desejarem prorrogar a vigência do subprojeto sob sua coordenação também deverão apresentar proposta de continuidade das ações por mais 12 meses, acompanhado de relatório das ações realizadas (período 05/2010 a 03/2012).

A bolsa, concedida pelo MEC/CAPES, terá vigência de 12 (doze) meses e valor mensal individual de R$ 1.400,00 (um mil e quatrocentos reais), com início previsto em 1º de agosto de 2012, com vigência final para 31 de julho de 2013.

As propostas de subprojetos devem ser enviadas, impreterivelmente, entre o dia 09 e 16 de abril de 2012, cujas informações estão presentes no Edital 006/2012 – PROGRAD, para que possam ser analisadas, selecionadas e integradas ao projeto institucional, o qual deve ser encaminhado a CAPES até 04 de maio de 2012.

Para ver o Edital completo clique aqui.

Para conhecimento da Proposta Institucional na íntegra, acesse:
http://www.uece.br/pibid/index.php/projeto-institucional