João Rameres, Maria José e Andrea Cavalcante
No dia 01 de outubro foi empossada a nova direção da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), unidade da UECE em Limoeiro do Norte-CE, após a realização de consulta eleitoral à comunidade acadêmica realizado no último dia 19 de setembro.

O Prof. Dr. João Rameres Regis, 45 anos, e a Profa. Dra. Andrea Almeida Cavalcante, 35, respectivamente, diretor e vice-diretora, foram empossados em cerimônia realizada no Auditório Central da UECE, depois do resultado da consulta eleitoral ter sido homologado pelo Conselho Universitário – CONSU.

Ontem, 10 de outubro, realizou-se uma cerimônia na qual foi feita a transmissão simbólica de cargo. A cerimônia foi realizada na cantina da FAFIDAM, espaço onde se realiza a maioria das confraternizações, apresentações artísticas e culturais e, como é comum no ambiente universitário, discussões políticas.

Andrea Cavalcante, João Rameres, Hélio Girão
e Gedeon Carneiro
O Prof. Me. José Hélio Saraiva Girão, que desempenhou a função de diretor pro tempore no período de 06 a 30 de setembro, participou da cerimônia e falou da importância da eleição de João Rameres e Andrea Cavalcante para a direção da instituição, pois representam um projeto que tem mudado a FAFIDAM nos últimos oito anos. Esse projeto foi iniciado em 2004 quando o professor Hidelbrando dos Santos Soares foi eleito pela primeira vez. Em 2008 o professor Hidelbrando Soares foi reconduzido ao cargo, realizando um trabalho de grande impacto para a comunidade acadêmica e para a região do Baixo e Médio Jaguaribe, já que a FAFIDAM atende a cerca de 16 municípios em seu entorno.

O Prof. Dr. João Rameres Regis, professor do Curso de História, é formado em História pela FAFIDAM, tem mestrado em História Social pela Universidade Federal do Ceará e Doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Exerceu a função de coordenador do curso de História por diversas vezes e presta assessoria aos movimentos sociais, religiosos e populares da região.

A Profa. Dra. Andrea Almeida Cavalcante, professora do Curso de Geografia, tem Graduação e Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense e na Universidade do Texas, Estados Unidos. Também exerceu a função de Coordenadora do Curso de Geografia da FAFIDAM.


A nova administração da FAFIDAM foi eleita com a proposta de fortalecer a gestão democrática, a vida acadêmica em todos os aspectos e o diálogo com a sociedade, com o entendimento de que a Unidade da FAFIDAM está em sermos uma Faculdade de formação de professores composta de muitas áreas do conhecimento, sendo todas, indistintamente, importantes na formação docente. A FAFIDAM é, portanto, de “Todos Nós” porque ousamos ser sujeitos científicos e políticos de um projeto de transformação social.