A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, aprovou a criação do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino -MAIE que funcionará nas Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM - Limoeiro do Norte) e Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC - Quixadá).

Esta é uma grande conquista para a Universidade Estadual do Ceará, em especial, para as regiões onde as duas faculdades atuam, pois já desenvolvem um importante trabalho formando a maioria dos profissionais da educação que atuam nas redes municipais, estadual e privada. Agora com o Mestrado em Educação e Ensino a UECE amplia ainda o seu papel nestas regiões, possibilitando aos profissionais da educação mais uma oportunidade para realizarem um curso de pós-graduação em nível de mestrado.

Segundo o parecer emitido pela CAPES "O Mestrado em Educação e Ensino da Universidade Estadual do Ceará/UECE propõe a interiorização da pós-graduação no estado, através da ação coordenada de duas faculdades: Faculdade de Filosofia D. Aureliano Matos (FAFIDAM) e Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), localizadas no Vale do Jaguaribe e Sertão Central do estado, nas cidades de Limoeiro do Norte e Quixadá." O programa apresenta uma área de concentração - Educação, Escola e Movimentos Sociais - e tem como Linhas de Pesquisa: "Educação, Escola, Ensino e Formação Docente" e "Trabalho, Educação e Movimentos Sociais". 

Para a Comissão que analisou a proposta "os objetivos estão de acordo com o nível de mestrado acadêmico e relacionam-se ao contexto regional. Apresenta a composição de 30 créditos, distribuídos em 18 créditos em disciplinas, 6 para a elaboração de dissertação e 6 em outras atividades. As disciplinas são adequadas à área de concentração e às linhas de pesquisa. Os projetos de pesquisa apresentam ementas bem formuladas e demonstram articulação às linhas de pesquisa. Conforme a proposta, o programa conta com projetos com apoio financeiro para seus projetos pelo CNPq, CAPES e FUNCAP. Indica seleção anual e prevê o oferecimento de 10 vagas, o que está de acordo com o tamanho do programa proposto". 

O Mestrado em Educação e Ensino da UECE conta com 10 docentes, sendo 9 permanentes e 1 colaborador. A totalidade dos docentes permanentes trabalha em regime de dedicação exclusiva e dedicam 20h semanais ao programa. Dentre os docentes permanentes, 7 são doutores em Educação (77,7%) e os demais são titulados em áreas afins. Todos têm mais de 2 anos de titulação. Dois docentes permanentes atuam como permanentes em outros programas da própria UECE, o que está adequado aos parâmetros da área.

A Comissão de Análise recomendou a "aprovação do Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino da UECE na medida em que atende a todas as exigências da área: apoio institucional e infraestrutura mínima; proposta orgânica e bem estruturada em torno das linhas de pesquisa; corpo docente envolvido, com produção científica adequada".

O Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino é o resultado de um trabalho iniciado em 2010, quando foi submetida a primeira proposta de curso de mestrado à Capes. Na época foi criada uma comissão reunindo professores das duas faculdades, composta pelos professores Hidelbrando dos Santos Soares, José Ernandi Mendes, Marly Medeiros de Miranda, Rondinelle Ribeiro de Castro, representando a FAFIDAM, e José Deribaldo Gomes dos Santos, Jorge Alberto Rodriguez, Maria Gonçalves Pereira e Makarius Oliveira Tahin, representando a FECLESC.

Esta comissão apresentou à Capes a primeira proposta de criação de um Mestrado Acadêmico Intercampi que tinha como eixo central a Educação e o Ensino de Ciências. Embora não tenha sido aprovada deu uma grande contribuição para a elaboração da nova proposta que acaba de ser aprovada.

Em 2012 foi criada uma comissão de trabalho para fazer a revisão e reajustes no Projeto do Mestrado Acadêmico no Intercampi em Educação e Ciências - MAEC. Ela foi composta pelos professores José Ernandi Mendes, Hidelbrando dos Santos Soares, Marly Medeiros de Miranda, José Eudes Baima Bezerra, Jorge Alberto Rodriguez, José Deribaldo Gomes dos Santos e Joana Adelaide Cabral de Sousa. Com a eleição do Prof. Hidelbrando Soares para a vice-reitoria da UECE, mais dois componentes passaram a integrar a comissão, as professoras Zilvanir Fernandes de Queiroz e Maria das Dores Mendes Segundo. Esta comissão foi responsável pela elaboração do Projeto do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino, que acaba de ser aprovado pela Capes.

Paralelamente foi criada outra comissão para a Elaboração do Projeto de Criação do Mestrado Acadêmico Intercampi em Natureza, Ciências e Tecnologia, presidida pelo Prof. Makarius Oliveira Tahin (FECLESC). Fazem parte desta comissão, pela FECLESC, os professores Jorge Alberto Rodriguez, Gilberto Dantas Saraiva e Maria Gonçalves Pereira. Pela FAFIDAM participam os professores Hidelbrando dos Santos Soares, Rondinelle Ribeiro de Castro e Francisco Carlos de Oliveira. 

Por fim, o esforço coletivo envolvendo professores das duas faculdades, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e a Reitoria da UECE tornaram possível a criação deste mestrado que terá um grande significado para toda a comunidade acadêmica e para a população em geral, especialmente, para aqueles que estão envolvidos e comprometidos com uma educação pública de qualidade e com a formação de profissionais que atuarão neste campo social tão importante.