A Coordenação do MESTRADO ACADÊMICO INTERCAMPI EM EDUCAÇÃO E ENSINO - MAIE/UECE está promovendo nesta terça-feira (26) o Seminário de Introdução ao Curso de Mestrado no Auditório da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM. 

Coral da FECLESC
A Solenidade de Abertura, iniciada às 9:00 hs, foi marcada de emoções, pois a interiorização da pós-graduação é um sonho antigo da comunidade acadêmica ueceana e o MAIE, realizado pela FAFIDAM e a FECLESC - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, concretiza esta luta. O Coral da FECLESC, sob a regência do professor Carlos Cléber e numa apresentação maravilhosa, abriu a programação apresentando 03 (três) números que emocionaram a plateia, demonstrando o quanto o interior do estado do Ceará tem talentos nos mais diversos campos, inclusive na música.

Mestrandos e professores da UECE
Estiveram presente à solenidade o Reitor da UECE, Prof. Dr. José Jackson Coelho Sampaio, o Vice-Reitor, Prof. Ms. Hidelbrando dos Santos Soares, o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Prof. Jerffeson Teixeira de Souza, os diretores da FAFIDAM e FECLESC, Prof. Dr. João Rameres Regis e Prof. Dr. Jorge Alberto Rodriguez, respectivamente, a Coordenadora e Coordenador Adjunto do MAIE, Profa. Dra. Maria das Dores Mendes Segundo (FAFIDAM) e Prof. Dr. José Deribaldo Gomes dos Santos (FECLESC). Em todas as falas foi destacado o momento histórico vivenciado pelas duas faculdades ao inaugurarem este mestrado e o reitor dirigiu-se aos mestrandos convocando-os a se dedicarem ao curso, compartilhando com eles a responsabilidade pelo sucesso do mesmo, levando-se em conta as dificuldades para a criação e a consolidação dos cursos de mestrado e doutorado no país. Também destacou que a interiorização do ensino de pós-graduação stricto sensu faz parte das metas da administração superior e logo que o MAIE atinja a nota 4 será criado o curso de doutorado nas duas faculdades.

Coordenação do MAIE
O programação continuará durante o dia todo e terminará com a aula inaugural da 1ª Turma de Mestrado Intercampi, ministrada pela Profa. Dra. Susana Jimenez, da Universidade de Estadual do Ceará (UECE), às 19h, abordando o tema “Educação e formação do Professor: questões históricas e urgências contemporâneas”. 

Com este mestrado as regiões do Vale do Jaguaribe e do Sertão Central têm mais uma oportunidade para fortalecer o ensino superior, em nível de graduação e pós-graduação stricto sensu, oferecendo condições para a melhoria da educação básica, tendo em vista que estas duas faculdades são as principais responsáveis pela formação de professores que atuam nas redes municipais, estadual e particular das duas regiões.