A Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançou novo Edital do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Edital nº 061/2013, com o objetivo de induzir e fomentar a formação inicial de profissionais do magistério. O programa prevê, por projeto institucional, a concessão de bolsas de Iniciação à Docência para alunos de Licenciatura, bolsas para coordenadores de área (professor efetivo) e para professores da Educação Básica.
Para ser contemplada, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) deve apresentar proposta institucional constituída de subprojetos, os quais devem estar voltados para a iniciação à docência e exercício do magistério no sistema de ensino da rede pública. As atividades dos subprojetos devem, obrigatoriamente, prever a formação prática por meio da inserção dos alunos bolsistas nas escolas dos sistemas públicos de Educação Básica e estratégias de aperfeiçoamento do domínio da língua portuguesa (leitura, escrita e fala).
Os professores da UECE, vinculados aos cursos de licenciatura, que tenham interesse em participar da iniciativa devem apresentar subprojeto, concorrendo a bolsas direcionadas à coordenação de área.
Todas as informações necessárias para a elaboração do subprojeto estão disponíveis no Edital de Seleção Interna nº 023/2013 - REITORIA, incluindo os requisitos, procedimentos e o formulário necessário à sua participação. Salientamos que as propostas de subprojetos, conforme exposto no Edital, devem estar em consonância com o foco, objetivos e propósitos da proposta institucional da UECE (disponível em www.uece.br/pibid).
Atualmente o PIBID UECE tem 336 bolsas, contemplando 22 subprojetos. Mas há possibilidades que o projeto seja ampliado, tendo a coordenação institucional solicitado a ampliação para 1.000 (mil) bolsas que contemplará 50 subprojetos. A FAFIDAM teve seu primeiro subprojeto selecionado em 2011, denominado A formação do professor para o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uso de metodologias alternativas na construção de conceitos, coordenado pela Profa. Ms. Maria Auricélia Gadelha Reges, do Curso de Pedagogia. O subprojeto tem como objetivo "oportunizar processos e metodologias que favoreçam a construção de conceitos matemáticos tanto entre futuros professores que se encontram em formação inicial no curso de Pedagogia quanto entre docentes em efetivo exercício na escola pública de Limoeiro do Norte, intervindo e contribuindo para a melhoria da aprendizagem em matemática dos alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental".

Em 2012 mais três subprojetos foram aprovados no edital de seleção da Capes. Os projetos aprovados foram: A Escola como Lugar de Vivência e Aprendizagem: Inovação e Difusão de Metodologias do Ensino de Geografia, da Profa. Me. Maria Anezilany Gomes do Nascimento, do Curso de Geografia; A Formação do Pensamento Crítico no Ensino de História, da Profa. Dra. Lúcia Helena de Brito, do Curso de História; e Compreensão e Produção de Textos Orais e Escritos no Ensino Médio, da Profa. Me. Kátia Cristina Cavalcante de Oliveira, do Curso de Letras. 

A Coordenação Institucional do PIBID UECE receberá as propostas de subprojetos no período de 19/08 a 01/09/2013 (www.uece.br/prograd/selecao), para que possam ser analisadas, selecionadas e integradas à proposta institucional. Dúvidas e esclarecimentos enviar e-mail para pibid@uece.br ou entrar em contato pelo ramal (85) 3101- 9874.


Fonte: Assessorias de comunicação da UECE e da FAFIDAM.