Profa. Andrea Cavalcante, professores João Rameres (no centro)
e Luiz Cruz (à direita)
O Prof. Dr. Luiz Cruz Lima, Professor Emérito do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE, proferiu a palestra intitulada "FAFIDAM: 45 ANOS CONSTRUINDO CONHECIMENTO NO VALE DO JAGUARIBE", na Aula Inaugural do segundo semestre letivo de 2013.

O Prof. Luiz Cruz Lima, Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo, é dos geógrafos cearenses mais respeitados em seu campo de atuação e tem uma importância muito grande para a FAFIDAM, pois fez parte do corpo docente desta Faculdade em seu nascedouro. O palestrante norteou sua fala a partir de três pontos principais: o cenário no qual surge a FAFIDAM, a memória sobre ela e uma agenda com base em alguns desafios, destacando o que fazer.

Começa sua fala abordando o contexto mais geral que envolve a criação da FAFIDAM e outras instituições semelhantes no interior do país, destacando o papel da ditadura militar e dos Estados Unidos junto aos governos latino-americanos, que impôs projetos de desenvolvimento para a região baseado no desenvolvimentismo. Por isso, a enxurrada de golpes militares na região nas décadas de 1960 e 1970.

Assim, a interiorização e a expansão do ensino superior, em parte, ocorre como uma estratégia de impulsionamento ao projeto desenvolvimentista do governo brasileiro e de interesses do capital internacional que necessitava de mão-de-obra qualificada, desde as engenharias à formação de professores. No Ceará, o governador Virgílio Távora, coronel do Exército Brasileiro, que fora ministro do presidente João Goulart, foi convencido a apoiar o golpe e no dia 01 de abril toma posição em favor do militares e se perfila com o projeto desenvolvimentista. A Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, uma reivindicação do Bispo Diocesano de Limoeiro do Norte, a qual foi dada seu nome, surge neste cenário.

Na segunda parte de sua fala faz uma memória da FAFIDAM, destacando o papel de gestores como Pe. Misael Alves e professores. Destaca também o papel dos professores que vinham de Fortaleza e que deram grande contribuição, expondo-se aos riscos da própria viagem dadas às péssimas condições de transporte e estradas. O professor Luiz Cruz, em tom de brincadeira, solicitou ao diretor João Rameres Regis, que fizesse uma placa de agradecimentos aos professores que doaram suas vidas pela FAFIDAM.

Encerrando sua fala o professor Luiz Cruz sugere uma agenda de trabalho e de intervenção na região do Vale do Jaguaribe. Essa agenda é de extrema importância, tendo em vista que o modelo de desenvolvimento em curso na região, além de ser excludente, é nocivo à vida humana e à natureza. Convoca os estudantes e professores a conhecerem o Vale do Jaguaribe, pois a região é riquíssima em todos os campos e dimensões. Cita o exemplo da carnaubeira que está sendo destruída e substituída por culturas voltadas à exportação.

Por fim, Luiz Cruz se autodefine como um jovem rebelde de 73 anos. "Vamos rebelar a região do Vale do Jaguaribe", diz o professor Luiz Cruz. "Não posso me calar diante da miséria do povo" e dos problemas da região. A juventude tem esse papel. A FAFIDAM tem uma história e tem muito a oferecer a região. E sua contribuição se revela na possibilidade de pensar a região e seu modelo de desenvolvimento.

A FAFDIAM é o campus mais expressivo da UECE no interior do estado do Ceará, afirma o professor Luiz Cruz. E a juventude que está sendo formada tem um papel revolucionário na região, conclui.

Confira a palestra no Youtube: