Edna Terezinha Rother, em artigo intitulado “O papel da normalização nas publicações científicas”, afirma que a normalização de trabalhos acadêmicos é uma atividade reguladora, unificadora de formatos, procedimentos, objetivando e facilitando o registro, a transferência e a recuperação de informações, garantindo ainda uma padronização que facilita o uso e a disseminação de conteúdo dos documentos.

Para Eunice de Oliveira Frazão, em trabalho sobre a importância da normalização bibliográfica para a elaboração de trabalhos acadêmicos, a universidade, como local gerador de conhecimento e espaço privilegiado de reflexão, deve incentivar a adoção dessas normas nos trabalhos acadêmicos em geral, já que o uso dessas regras garante os padrões formais para a apresentação gráfica dos trabalhos, proporcionando-lhes qualidade e aceitabilidade.

Para contribuir com a superação dos problemas apresentados nos trabalhos de conclusão de curso dos estudantes da FAFIDAM, a Biblioteca Cônego Misael Alves de Sousa promoverá no próximo dia 23 de julho palestras sobre a normatização de trabalhos acadêmicos.

As palestras serão proferidas por Gicelle de Souza Silva, bibliotecária da FAFIDAM. Segundo Gicelle, o objetivo das palestras é proporcionar aos alunos as informações necessárias para que eles elaborem trabalhos acadêmicos de acordo com as normas acadêmicas. Para ela, embora a maioria dos cursos tenha a disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, a questão da normatização de trabalhos acadêmicos ainda não é tratada com a devida atenção.

Por outro lado, nas disciplinas de metodologia da pesquisa os professores-orientadores centram suas preocupações nos aspectos teórico-metodológicos, deixando a questão da normatização dos trabalhos acadêmicos em segundo plano. Isso se deve, em parte, porque muitos professores têm a perspectiva de que seus orientandos conhecem as regras de normatização.

Segundo Gicelle de Souza Silva o Sistema de Bibliotecas da UECE tem se preocupado com essa questão e estar desenvolvendo um trabalho junto as suas bibliotecas para melhorar o trabalho de normatização dos trabalhos acadêmicos. Uma das iniciativas será a realização do I Workshop do Sistema de Bibliotecas da UECE sobre Trabalhos Acadêmicos, durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca no segundo semestre de 2014, quando será lançado o novo Guia de Normatização de Trabalhos Acadêmicos e o Regimento do Sistema de Bibliotecas da UECE.

Serviços:

Palestra: Normalização de Trabalhos Acadêmicos

Palestrante: Gicelle de Souza Silva

Data: 23 de julho de 2014

Horários: 14:00 às 17:00 e 18:00 às 21:00

Local: Auditório da FAFIDAM

Inscrições: Biblioteca da FAFIDAM