Lousas e carteiras digitais têm sido utilizadas atualmente como ferramentas importantes no ambiente escolar. Algumas escolas como a Escola de Ensino Fundamental e Médio Mário Quintana, em Pelotas-RS, já aderiram a essa tecnologia.

Essa ferramenta tem auxiliado os professores a deixarem suas aulas mais interativas, contribuindo assim para o melhor aprendizado dos alunos e fazendo com que participem e vivam nesse novo ambiente.

No estado de São Paulo, já estão sendo utilizadas as carteiras eletrônicas. Renata Chamarelli, em uma postagem no site Portal do Professor, explica que elas dispõem de uma tela sensível a toques, sobre a qual se pode escrever, fazer desenhos ou equações. O tampo pode ser levantado e abaixo dele fica um teclado, caso seja necessário digitar. A CPU do computador fica acoplada embaixo da carteira. Assim os alunos vão acompanhando o professor de modo mais fácil e dinâmico.

No quadro negro as imagens se movimentam com o toque das mãos. Nas tradicionais carteiras, além de cadernos e lápis, as crianças podem acessar a internet. A cena que parece ser de um filme de ficção científica está mais real do que se imagina. Essas e várias outras tecnologias já estão sendo utilizadas em escolas brasileiras. (Renata Chamarelli)

Fonte: Portal do professor