No Brasil, o Dia do Bibliotecário, foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980, vindo a ser comemorado em todo o território nacional no dia 12 de março. Data esta em homenagem ao nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil (1945).
Conforme pondera Modesto (2003), o Bibliotecário vem assumindo o compromisso de fazer de tudo para preservar o cunho liberal e humanista da profissão com esmero e emprenho, motivado e baseado pelo principio da liberdade na investigação e na dignidade humana. ‘12 de março’ é uma data expressiva por representar a renovação de um compromisso, de uma responsabilidade profissional do bibliotecário para com a nossa sociedade, não é simplesmente uma data para que o mesmo receba merecidos preitos ou considerações públicas.
Ressalta-se que esta profissão é desconhecida ainda para muitos. Apesar desta ‘falta de ciência’ de uma parcela significativa da sociedade, o bibliotecário se faz presente em diversos ramos de atividades, sejam eles, no meio educacional, empresarial, judiciário, hospitalar, bancário, entre outros. Toda e qualquer profissão deve ter a missão de contribuir para o desenvolvimento social e econômico de uma Nação. Portanto, o bibliotecário tem como precípuo ser um agente cultural de transformação social com função pedagógica inquestionável, ao auxiliar indivíduos em sua realização, através de serviços qualitativos de forma continua e moderna.
A incumbência do trabalho bibliotecário vem por operar em defesa dos valores democráticos e da valorização da pessoa humana, ao iluminar o mundo com a chama viva do conhecimento, compartilhando saberes e criando novas formas de se aprender e guardar a memória coletiva (NOTÍCIAS FACIMP, 2015). Atos que se solidificam através da organização, disseminação, e intermediação da informação e do conhecimento, elementos estes, que vem tornam-se cada vez mais insumos preciosos para qualquer sociedade. Nessa atmosfera, a atividade bibliotecária desenvolve e amplia novos nichos de atuação, ganhando importância, conforme se adapta às novas realidades e necessidades informacionais. Por isso, neste, 12 de março, vamos celebrar o dia do bibliotecário, um profissional com passado, presente e futuro. (MODESTO, 2003).
REFERÊNCIAS
BRASIL. Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980. Institui a "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca" e o "Dia do Bibliotecário". Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 15 abr. 1980. Seção 1, p. 6491. Disponível em: Acesso em: 10 mar. 2015.
DIA DO BIBLIOTECÁRIO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2014. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Dia_do_Bibliotec%C3%A1rio&oldid=38202711>. Acesso em: 9 mar. 2015.
MODESTO, Fernando. Bibliotecário, o trabalhador do conhecimento & dicas para amar bibliotecárias. 2003. Disponível em: <http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=184>. Acesso em: 09 mar. 2013.
NOTÍCIAS FACIMP. Dia 12 de março: feliz dia do bibliotecário. Disponível em: . Acesso em: 2 mar. 2015.
Por Gicelle Silva
Coordenadora da Biblioteca da FAFIDAM
Coordenadora da Biblioteca Pública Municipal Dr. João Eduardo Neto