Por Eudes Baima

Numa Conferência Setorial com quase 400 inscritos, e o comparecimento de cerca de 300 deles (número aproximado, levantamento exato está sendo concluído), concluímos na Fafidam-UECE, no dia de ontem, 5 de agosto, a primeira etapa do Processo Estatuinte Revisor que irá renovar os Estatutos da FUNECE e da UECE e que culminará na realização da Conferência Geral Estatuinte no final do mês de setembro.

A Conferência Setorial foi aberta no dia 4 com um solenidade de abertura e a adoção no plenário de professores, funcionários e estudantes inscritos do Regimento Interno do evento. 

Prosseguiu no mesmo dia com o trabalho de 5 Grupos Mistos, um dedicado aos Estatutos da Funece, a mantenedora da UECE, e os demais se debruçando sobre cada um dos 4 títulos que compõem os Estatutos da UECE. Estes grupos trabalharam, contando com intensa e democrática participação, até o fim desta primeira noite e estenderam suas atividades até as 15:30 do segundo dia de conferência, 5 de agosto.
Concluída esta etapa, o resto da tarde e a noite do dia 5 foram dedicadas às votações das propostas de modificações nos Estatutos da Funece e da UECE advindas dos trabalhos dos grupos mistos.

As propostas assumidas pelos presentes, através da discussão livre e do voto democrático, são gora parte do conjunto de posições que a Conferência Geral vai apreciar e devem servir para um intercâmbio e diálogo com as demais proposições que sairão das conferências setoriais que ainda estão por vir e com sugestões surgidas de entidades representativas dos segmentos profissionais que trabalham na UECE, como aquelas que estão sendo defendidas pela SINDUECE. Aliás, a SINDUECE esteve presente à Conferência Setorial da Fafidam-UECE através do seu presidente, Prof. Célio Coutinho, que apresentou aos participantes algumas das principais preocupações do sindicato neste processo.

É da interação e do embate democrático entre estas proposições que devem emergir os novos Estatutos da Funece e da UECE.

Entre as propostas aprovadas na Conferência Setorial da Fafidam-UECE destacamos aquelas que tornam mais categórica a natureza pública e gratuita da UECE, as que indicam a paridade no peso do voto nas eleições dos gestores, as que procuram ampliar e equalizar a participação de todos os segmentos nas instâncias colegiadas da universidade e as que buscam avançar no texto estatutário para uma UECE mais autônoma em relação ao Estado.

Ao fim da Conferência Setorial da Fafidam-UECE, foram eleitos como delegados à Conferência Geral 18 professores, 12 estudantes e 5 servidores técnico-administrativos, conforme a composição necessária para se atingir a paridade no evento central de setembro.

Nem mesmo a tentativa de desvalorizar o processo advinda de poucos e isolados setores (talvez incomodados com o avanço da democracia e com a emergência do protagonismo de setores como os estudantes e servidores) foi capaz de impedir o êxito da Conferência Estatuinte Setorial da Fafidam-UECE.

Parabéns à comunidade da Fafidam! 
Agora, é garantir a conquista da democracia interna da UECE na Conferência final.