O Mestrado em Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte divulgou no dia 26 de fevereiro o resultado da Seleção 2016.1. E para grande alegria, dos cinco candidatos aprovados, três foram alunos do curso de Física da FAFIDAM.
José Jayson Xavier de Sousa, Francisca Isivania Gomes de Almeida e Mylena Mayla de Sousa são os ex-alunos da FAFIDAM que foram aprovados nessa seleção.
O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) foi recomendado pela CAPES em 2007 e iniciou suas atividades em 2008, sendo resultado de uma parceria entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Universidade Federal Rural do Semi – Árido (UFERSA), ambas com sede em Mossoró-RN.
Tem como objetivo principal a formação de docentes, pesquisadores e profissionais capazes de contribuir para o avanço da ciência e da tecnologia na região em que estão inseridas as duas universidades. O PPGF oferece o Curso de Mestrado em Física nas áreas de concentração: Física da Matéria Condensada, Astrofísica e Cosmologia.
As dissertações podem ser desenvolvidas em uma das cinco linhas de pesquisa: Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas, Física Estatística e Termodinâmica, Materiais Dielétricos e Semicondutores, Astrofísica, ou Cosmologia e Gravitação.
Os pesquisadores e alunos do Programa também podem desenvolver atividades nas instituições parceiras. Atualmente o PPGF mantém parceria com os grupos de pesquisa em física das seguintes instituições: Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Universidade Federal do Ceará – UFC, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF, Observatório Nacional – ON e Universidade Federal Fluminense – UFF.
*Com informações do Prof. Aureliano de Oliveira Alves e do Programa de Pós-Graduação em Física - PPGF da UERN.