Estão oficialmente abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Os candidatos têm até as 23h59 do dia 20 de maio para se inscrever, exclusivamente pelo portal, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
No primeiro acesso, os candidatos precisam ter em mãos o número do CPF e do documento de identidade (RG). Também é necessário informar um e-mail válido, pois, através dele, o Inep enviará informações relativas ao Exame. No momento da inscrição os estudantes também devem informar o município onde farão a prova e a língua estrangeira do teste de Linguagens (inglês ou espanhol).
Os estudantes que pretendem obter o certificado do ensino médio precisam indicar o interesse no ato da inscrição, escolhendo uma das instituições certificadoras estabelecidas pelo Inep.
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) aderiu ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e ao Sistema de Cotas Sociais e Raciais, a partir do primeiro semestre de 2015.
Com essa adesão, a Uece destina 25% das vagas anuais ao Sistema, contemplando todos os Cursos de graduação presenciais de oferta regular, exceto o curso de Música, por exigir provas de habilidades específicas. Para cursos que oferecem ingresso tanto no primeiro quanto no segundo semestre letivos, a oferta é de 50% das vagas, ficando todas as do segundo semestre destinadas ao vestibular. Os cursos que oferecem apenas um ingresso por ano, seja no primeiro semestre ou no segundo, destinam apenas 25% de suas vagas em qualquer desses semestres, ficando as demais também destinadas ao exame vestibular.
A distribuição das vagas do Enem/Sisu/Cotas é exclusiva para egressos da escola pública e é realizada anualmente mediante a estipulação de subcotas socioeconômicas e étnico-raciais, visando contemplar os financeiramente hipossuficientes, os negros e os indígenas.

Fonte: INEP