A comunicação é uma das condições básicas para a construção e o desenvolvimento das sociedades humanas. Talvez, haja um pouco de razão no ditado popular que diz: “quem não se comunica se trumbica”. A Universidade historicamente tem se caracterizado como um locus privilegiado da produção e divulgação do saber. As REVISTAS impressas e, agora com a rede mundial de computadores, as revistas eletrônicas e sites de divulgação científica em seus mais diversos formatos, tornaram-se veículos imprescindíveis para a comunicação da universidade consigo mesmo e com a sociedade.
Esse BLOG pretende publicizar as atividades e ações realizadas pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Campus de Limoeiro do Norte/Ce. Pretende-se também criar um canal de comunicação que permita a professores e alunos da FAFIDAM publicarem seus artigos e resenhas, assim como o relato de projetos e pesquisas, tornando-se um espaço que incentive a produção científica e contribua para que o ensino, a pesquisa e extensão aproximem ainda mais a Faculdade dos problemas enfrentados pela população do Baixo e Médio Jaguaribe.
A FAFIDAM em quatro décadas de existência tem marcado profundamente a região Jaguaribana. Pela importância estratégica que tem, esta Faculdade deve fazer o esforço de criar mais canais de comunicação que venham dinamizar a intervenção da mesma na região.
A FAFIDAM, através deste blog, vem trazer uma pequena contribuição à divulgação do saber e das atividades desenvolvidas nesta Instituição de Ensino Superior. Esperamos que estas páginas contribuam de alguma forma para dinamizar o Curso e sua relação com a Região Jaguaribana.


Prof. Francisco Antonio da Silva
Professor do curso de História
Assessor de Comunicação da Direção da FAFIDAM