Em abril deste ano foi publicado o numero 100 da Revista cepal, comemorando 34 anos de presenca continua. Desde 1976, ano em que foi fundada por Raul Prebisch, suas paginas deram acolhida a quase mil artigos relacionados com a problematica de desenvolvimento economico, social, politico e ambiental das economias da America Latina e do Caribe, sob o prisma de uma absoluta independencia editorial e rigorosos criterios academicos. Atraves destes cem numeros, a Revista tem sido veiculo de debates sobre os problemas, politicas e estrategias de desenvolvimento e de numerosas analises sobre a realidade economica e social da America Latina e do Caribe. Esses debates e analises foram amplamente difundidos dentro e fora da regiao. Desde o seu primeiro numero, a Revista cepal e publicada tanto em espanhol como em ingles, e esta ultima versao esta presente no Social Sciences Citation Index (ssci), publicado por Thomson Reuters, e no Journal of Economic Literature (jel), publicado pela American Economic Association; deste modo, nossa publicacao se converteu em uma das mais importantes revistas academicas para centos de pesquisadores e intelectuais de diversas areas das ciencias sociais, tanto da America Latina e do Caribe quanto de outras regioes. Ambas versoes da Revista cepal estao disponiveis na pagina web da organizacao e despertaram, durante 2009, o interesse de cerca de nada menos que 340.000 leitores.
Esta tribuna de difusao das realidades e do pensamento latino-americano e caribenho foi notavelmente enriquecida pelas contribuicoes de numerosos e distinguidos economistas e cientistas sociais do Brasil, com autores da envergadura de Celso Furtado, Fernando Henrique Cardoso, Jose Serra, Renato Baumann, Ricardo Bielschowsky, Maria da Conceicao Tavares, Paulo Renato de Souza, Edmar Bacha e Antonio Barros de Castro, entre outros.
Os estreitos vinculos de colaboracao intelectual entre o Brasil e a cepal, que se estabeleceram desde a criacao desta instituicao, com a eminente presenca de Celso Furtado entre seus primeiros pesquisadores, nao se manifestou so na valiosa e numerosa contribuicao de pesquisadores brasileiros as paginas de nossa revista, mas tambem em todas as multiplas areas
de trabalho da cepal. Por isso, pensamos que sao muitas e boas as razoes para celebrar estes cem
numeros de existencia da Revista com um gesto aos nossos leitores de lingua portuguesa, brindando-lhes a presente edicao especial neste belo idioma, na qual se apresenta uma selecao de quinze dos artigos mais destacados da Revista cepal publicados entre 2005 e 2009, incluindo cinco trabalhos de distinguidos autores brasileiros.
A apresentacao desta edicao em Brasilia ocorre tambem em um contexto muito especial marcado por dois acontecimentos de grande significado. Em primeiro lugar, este numero especial em portugues coincide com a comemoracao dos cinquenta anos da instalacao do Escritorio da cepal no Brasil, o que permitiu reforcar nossa presenca neste pais e favorecer cada vez mais a estreita colaboracao nas tarefas em comum de pesquisa, assessoria e formacao, entre outras.
Em segundo lugar, a apresentacao deste numero se realiza no contexto do trigesimo terceiro periodo de sessoes da cepal, celebrado nesta oportunidade em Brasilia. Coincide, assim, com a apresentacao por parte da Secretaria Executiva da Comissao do documento A hora da igualdade: brechas por selar, caminhos por abrir. Trata-se da nova proposta da cepal para os governos da regiao, que surge, por um lado, do contexto imediato da profunda crise economica mundial que se desencadeou a fins de 2008, e, por outro, da generalizada insatisfacao com os resultados das politicas economicas e sociais adotadas na regiao durante as ultimas duas decadas. Porem, alem da crise e da necessidade de reformular as politicas implementadas nos ultimos anos, este trabalho constitui um esforco para contribuir a analise das principais restricoes e atrasos que a regiao tem historicamente enfrentado para alcancar o desenvolvimento.
Vejam a Revista completa em formato PDF no site: http://www.eclac.org/publicaciones/xml/9/39559/RVPCompleto.pdf