A UNESCO, a Universidade Estadual do Ceará, associadas à Universidade Católica de Brasília, acreditando na relevância das idéias e ideais estabelecidos na obra Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro, de Edgar Morin realizarão, em Fortaleza/Ceará, no período de 21 a 24 de setembro de 2010, a Conferência Internacional – Os Sete Saberes para uma Educação do Presente. Este evento terá como Presidente de Honra o sociólogo e filósofo Dr. Edgar Morin e será presidido pelo Sr. Dr. Vincent Defourny, representante da UNESCO no Brasil.


A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE), associadas à Universidade Católica de Brasília (UCB) e à Universidade de Barcelona, acreditando na relevância das idéias e ideais estabelecidos na obra de Edgar Morin - Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro realizam, em Fortaleza-Ceará, no período de 21 a 24 de setembro de 2010, a Conferência Internacional sobre os Sete Saberes para uma Educação do Presente. Como resultado da Conferência será encaminhada carta, com recomendações à Assembléia Geral das Nações Unidades - ONU, até o final de 2010, para os devidos desdobramentos de natureza político-administrativa.

Este evento terá como Presidente de Honra o sociólogo e filósofo Dr. Edgar Morin e será presidido pelo Sr. Dr. Vincent Defourny, representante da UNESCO no Brasil, sendo prevista a participação presencial de mais de 1.000 educadores e virtual de mais de 5.000 pessoas, em salas de teleconferência distribuídas pelo país.

A estrutura de conteúdos da Conferência está relacionada aos Sete Saberes para uma Educação do Futuro, de autoria de Edgar Morin, articulando-se nos seguintes blocos temáticos: As cegueiras do conhecimento; Os princípios do conhecimento pertinente; Ensinar a condição humana; Ensinar a identidade terrena; Enfrentar as incertezas; Ensinar a compreensão; A ética do gênero humano.

Para maiores informações sobre o evento, a Universidade Estadual do Ceará disponibiliza um site específico, www.uece.br/setesaberes, onde se encontra toda a programação do evento, assim como o acesso à "inscrição on-line" (de 01/06/2010 a 20/09/2010).