A lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
A escolha dessa data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi - líder do Quilombo dos Palmares- foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares.
Então, comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos.
A comemoração desta data também é importante para discutirmos as desigualdades ainda existentes entre as populações brancas e as populações de pretos e pardos. Embora muitos se recusem a aceitar, as diferenças de cor ainda estão por traz das desigualdades econômicas, sociais e educacionais no Brasil.
Por isso, faz-se necessário tornar pública essa discussão e a luta contra o racismo e as desigualdades dele decorrentes deve guiar nossas práticas pedagógicas.