Encerra-se hoje a VI Semana de Letras da FAFIDAM após quatro dias repletos de atividades. O tema da semana, Rachel de Queiroz: um alpendre, uma rede e muita história, homenageou a grande escritora cearense, primeira mulher a assumir uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.
Foram mais de 400 (quatrocentos) inscritos que entre os dias 16 e 19 participaram de palestras, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos e muitas atividades culturais.  Lotaram o auditório e as salas destinadas ao evento professores e alunos das escolas públicas da região, da FAFIDAM, da UERN - Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, da FECLESC - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central e do Curso de Letras-Português da FAFIDAM,  que funciona no município de Potiretama-CE.
A Conferência de Abertura, Rachel de Queiroz em Prosa e Verso, foi proferida pelo Prof. Dr. Rafael Sânzio de Azevedo, professor aposentado da UFC, um dos maiores estudiosos da Literatura Cearense, ocupante da cadeira nº 01 da academia Cearense de Letras, que tem como patrono, Adolfo Caminha.
Durante o evento foram lançados dois livros: na quarta-feira, dia 17, foi lançado o livro Elementos para um Glossário de Termos Regionais de Obras Literárias, do Prof. Dr. Luciano Pontes (UECE); na quinta-feira, dia 18, foi a vez de Rouxinol do Rinaré e Flávio Saraiva (FORT/UNB) lançarem o livro Raquel: Mosaico de Histórias.
O auditório da FAFIDAM ficou completamente lotado na solenidade de encerramento, que teve como destaque a Peça Teatral As Bondosas, do Grupo Cia Teatro Lua. Logo após foi o vez do grupo Dramistas de Quixeré fazer sua apresentação cultural. Fuá Não Me Deixes, fará o encerramento tocando Forró pé-de-serra.

A Decoração

Aqueles que transitaram pelas dependências do Campus esta semana se surpreenderam com a decoração da Faculdade. Tendo como tema a paisagem do sertão cearense, enfocando principalmente o mundo rural, com fazendas, ovelhas, bois, galinhas, carroças e currais. A decoração, de responsabilidade de Antônio Maciel, Secretário de Cultura do município de Quixeré-CE e membro da Companhia de Bonecos Gigantes, longe de criar um clima de nostalgia nos faz refletir sobre determinadas particularidades de nossa cultura e de nossa história que só podem ser pensadas a partir da tematização do rural ou, no mínimo, na intersecção entre campo e cidade.
As imagens dos bonecos gigantes, representando um casal de cangaceiros, atrai logo a atenção daqueles que chegam à Faculdade. Causa uma certa estranheza que logo vai se dissipando quando o visitante se depara com o restante da decoração que vai levando o observador a entrar no clima e no tema do evento.
A Comissão Organizadora, composta pelas professoras Liduína Fernandes, Denise Noronha e Ana Remígio e os alunos e alunas que compõem o C.A. de Letras, está de parabéns pelo brilhante trabalho que vem realizando.